LINKS CABEÇALHO

RHINOCEROS TUTORIAL EM PORTUGUÊS - DESIGN BÁSICO

Muitos designers que estão iniciando na profissão não estão apenas contentes em fazer representação gráfica ou fazer sketches, eles buscam formas mais realistas para fazer seus produtos. Não serve apenas para encantar o cliente, esse modelo matemático CAD/CAM ou NURBS serve para ir direto para a indústria e como é importante fazer um trabalho direito sem gaps (falhas) e um dos softwares mais procurados pelos designers é o Rhinoceros, quais as vantagens e desvantagens desse poderoso produto?


Antes de deixar o tutorial básico em Português Brasil, vamos desvendar algumas coisas sobre este software. O Rhinoceros é um programa com tecnologia NURBS - Non Uniform Rational Basis Spline - isto é, ele funciona com o mesmo princípio de um programa vetorial como Adobe Illustrator ou CorelDraw, por exemplo. Podemos traduzir como "Base Racional de Espilínea Não-Uniforme" ou seja, a base matemática lógica de Spline (que é uma curva definida matematicamente por dois pontos de controle) funciona como uma ferramenta de curva Bézier (uma curva de interpolação) e por isso ela é: Não Uniforme.

Com isso podemos criar várias formas de forma complexa, criando malhas e superfícies de forma dinâmica, diferente da antiga tecnologia CAD (computer aided design) ou Desenho Auxiliado por Computador que precisava calcular cada ponto para gerar uma curva. Este software tornou-se bem difundido pela facilidade de compreensão da ferramenta e principalmente pelo poder construir formas complexas.

Especialmente designers de produto, ou digital, animação e games; também publicitários e filmes e outras áreas utilizam muito este software, pois ele é facilmente reconhecido seus desenhos em outros programas e pelas principais máquinas de ferramentaria existente no mercado, permitindo usar em impressoras de prototipagem rápida (vulgo impressora 3D) em router CNC (Computer Numeric Control ) e cortes a laser, que são as principais ferramentas para criar protótipos ou fabricar produtos tangíveis.


Outra vantagem deste programa é que seu valor de licença é o mais baixo do mercado, ficando bem inferior o valor perto dos principais programas concorrentes como SolidWorks, Catia, Alias, Shade, Modo, 3D Studio Max e outros players no mercado.



A uma grande procura do Rhinoceros 3D por estudantes de design de produto, para desenvolver concepts de carros onde ele faz com maestria, mas a indústria automotiva tem como premissa utilizar o Alias como padrão de mercado por ser mais técnico que o Rhino. Isso faz muitos designers e não designers ficarem frustrados depois que aprendem a dominar o software descobrem que o mercado utiliza outro programa tendo que começar novamente o aprendizado do zero. Já designers digitais gostam muito para fazer suas animações e personagens, porém os mais usuais neste setor são o Zbrush e Maya por serem mais fluídos que Rhinoceros, porém em ambos os casos, nada impeça de usá-los é apenas uma prática de mercado que aceitam mais profissionais que dominam estes softwares.

Mesmo que o desenho manual  expresse o conceito e dá vazão a ideias e detalhes precisa dar vida e forma a seu design, mesmo que não domine a habilidade manual no papel, não significa que você conseguirá projetar de maneira fiel o que foi esboçado ou conseguirá tangibilizar exatamente na forma tridimensional seja uma confecção de um modelo ou protótipo.


A modelagem digital ou além de conseguir resolver essas questões proporciona a qualidade na produção e minimiza custos de prototipagem além de processos de produção pra a viabilização em escala do produto e testes com o produto antes do lançamento. Proporciona ao designers uma flexibilidade, alta precisão e consequentemente lucro as empresas e aos designers. Não é a toa que por esses motivos empresas como Nike, Adidas, Tiffany, Boing, Bombardier, Pininfarina, Porsche, Philips, Volkswagen, Brastemp dentre outras utilizam o Rhinoceros 3D.



No Rhino podemos modelar qualquer tipo de objeto ou produto. É utilizado amplamente nas áreas de arquitetura, joalheria, móveis, design de embalagens, calçados, área naval, topografia, Lutheria (fabricação artesanal de instrumentos musicais), Infláveis e balões, MPV (material de ponto de venda) e muito mais..

Com o Rhino você pode criar, editar, analisar, documentar, renderizar e fabricar suas modelagens 3D, sem limites de tamanho ou complexidade.

Uma das principais vantagens de aprender a modelar em 3D com o Rhino é a facilidade determinada pela interface extremamente intuitiva e muito fácil de assimilar. Se comparado a outros softwares tem uma curva de aprendizado muito rápida. Outro ponto muito importante é a grande utilização do mouse que proporciona rápido acesso às ferramentas e agilidade no trabalho.

A interface do Rhinoceros é totalmente configurável. O usuário pode alterar conforme preferir suas barras de ferramentas, atalhos, painéis e, inclusive, a configuração de utilização dos botões do mouse.



Vantagens do Rhinoceros 3D

  • Modele em 3D de forma livre. Você pode analisar, revisar e alterar o design, criar protótipos, fazer a documentação, avaliar a engenharia e manufaturar qualquer tipo de produto.
  • Muito fácil de aprender. Não precisa saber desenhar e nem ter experiência em softwares 3D.
  • Precisão absoluta para fabricar qualquer coisa, desde um navio até uma joia. O Rhino é compatível com a maioria dos softwares CAM, de engenharia, de renderização e animação.
  • Lê e repara malhas e arquivos IGES extremamente complexas.
  • É um software extremamente leve e rápido. Você não precisa de um computador especial para utilizar.
  • Preço de compra acessível que, hoje, gira em torno de U$ 995,00 a versão comercial e U$ 195,00 a versão de estudante. Um dos preços mais baixos dos softwares de sua categoria com o mesmo desempenho. Sem custos de manutenção.
  • Versatilidade e diversidade de funcionalidades e comandos, abrange inúmeros processos cadeia produtiva.
  • A maior integração com outros programas do mercado. Possui uma vasta gama de extensões de importação e exportação de arquivos. Abre, edita, gera documentos e arquivos para prototipagem vindo de outros softwares.
  • Excelente relação custo-benefício.
  • Plug-ins para o Rhinoceros

O Rhino está entre os melhores quando diz respeito a plug-ins, tanto gratuitos como pagos. Entre os principais estão:

Grasshopper: Modelagem generativa, permite ao usuário usar scripts de forma interativa, sem precisar aprender programação.

Rhinogold e Matrix: Plugins para joalheria com inúmeras funções e modelos prontos.


RhinoScript: Plugin que implementa o uso de Windows Script através da linguagem Visual Basic (VB);


Vray, Keyshot, FluidRay, Neon, Arion, Flamingo, Brazil for Rhino: renderizadores que geram imagens fotorrealistas.

Penguin: renderizador estilo cartoon ou sketch.


Bongo: plug-in para animações;


Rhinophoto: captura de objetos tridimensionais.


VisualArq:
Permite criar modelos 3D de edifícios de forma rápida e fácil e seus planos 2D. Possui uma biblioteca de objetos arquitetônicos paramétricos.


LandDesign: Gera imagens fotorealistas de paisagens naturais.


Paneling Tools: permite a geração de padrões celulares 2D e 3D.
Desvantagens do Rhinoceros 3D


Desvantagens do Rhinoceros 3D

  • No portuguese: A principal desvantagem que acredito ser uma vantagem já que o software não tem versão nenhuma em português com ajudas e tutoriais. Com isso, você é obrigado a se acostumar a usar em inglês até porque dicas, tutorias, macetes estão todas na língua nativa em inglês. Com isso, você não só aprende a mexer na ferramenta como também fica obrigado a aprender alguma coisa em inglês - mesmo que forçado se você nunca estudou outra língua - sendo o idioma corrente e indispensável a qualquer profissional atualmente.

  • Gaps: São lacunas ou falhas de modelagem recorrentes que acontecem por diversos motivos, seja por não prestar atenção, por ter feito uma geometria de forma errada, ou por não ter fechado uma face. As vezes é necessário criar do zero sua modelagem, pois os erros podem ser tantos que é mais fácil recomeçar do zero do que tentar consertar. Se você aprender direito vai minimizar ao máximo esses erros.

  • Fluxo de trabalho: As vezes agilidade não significa rapidez. Com o Rhino você consegue fazer produtos e formas fantásticas, mas não espere que saia sem muito trabalho. Até porque apesar dele ser flexível para desenhar não significa que ele é flexível para projetar. Você não pode ficar fazendo alterações recorrentes, deve seguir uma lógica de trabalho e principalmente deve ter um desenho técnico já detalhado com medidas para facilitar e agilizar o processo de modelagem, sem isso, seu trabalho será mais experimental e deverá durar muito mais horas do que pretende fazer. Afinal o sketch, o mockup, o rough básico de um DT serve pra que né? 




TUTORIAIS RHINOCEROS 3D 





Por fim seguem alguns tutoriais para aprender para quem está iniciando no programa de modelagem com o Rhinoceros 3D tendo a disponibilidade de aprender de forma rápida em português brasileiro, exercitando e compartilhando conhecimento; afinal não há nada mais eficiente do que fazer vários exercícios e treinamentos em Rhino para aprender a mexer de fato como um profissional se este é o seu desejo de crescimento rápido. Um produto se torna bom se todos estão falando e usufruindo dele, e o Rhino sem dúvida é um dos melhores e mais interessantes programas de modelagem que já usei.

3 comentários:

  1. Bom dia. Gostaria de ter acessos aos tutoriais.

    ResponderExcluir
  2. eu pretendo desenhar carros e gostaria de td q tivesse em relação a isso de tutoriais a exercicios free ou mesmo para comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá jovem. Não lembro onde estão salvos os arquivos, por isso, deve estar dando erro nos tutoriais. O mais breve possível vou tentar localizar e tentar reestabelecer os arquivos. Quando a exercícios para se tornar um automotive designer tem que marjar muito em rough, ou seja, saber desenhar muito bem mão mesmo. Sugiro procurar o livro ABC do Render de Automotivo de Marcelo CAstilho, Ericson Straub, Hélio Queiróz e Paulo Biondan.

      Os programas de modelagem digital normalmente para a indústria automotiva como Renault, Chevrolet, Ford, Vokswagen... são utilizados os programas: Alias, Fusion, Catia, SolidThinking, SolidWorks e dificilmente o Rhinoceros, embora ele seja empregado para áreas industriais e produtos, o pessoal de engenharia automotiva não curte muito o Rhino, mas para começar aprender algo nunca é demais.

      Excluir

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...