DESIGN PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
A principal diferença entre o Brasil e a Europa inicia-se como é segmentado o serviço: No Brasil as micro e pequenas empresas são divididas em apenas comércio e serviços, já na Europa especificadamente é dividida pelo seu faturamento, em quantias mais precisas.
O design para as pequenas empresas é importante para reconhecer complexas suas relações e desenvolve-las. No Brasil 99% das empresas são micro e pequenas empresas, na Alemanha isso corresponde há 99,3%, mas as companhias brasileira geram apenas 20% de sua produção, enquanto o lucro na Alemanha corresponde a 49% do total estimados. Essa é a falha que ocorre no Brasil é que dados oficiais indicam que de 7 a 10 empresas sobrevivem após 2 anos. Já na Alemanha isso não ocorre nesta forma, porque as incentivo de ajuda para que insuficiências técnicas, de planejamento do negócio e no conhecimento do design. O design é o gerenciador para um sucesso inovador. As companhias jovens demandam para o inovador.
A conclusão é que o direcionamento do negócio é muito importante. As micro e pequenas empresas não tem uma forma de ter um design suficiente porque ainda não tem o design thinking institucionalizado.
A principal metodologia utilizada é a escada de design:
Os resultados foram que mesmo na Europa são poucas empresas aplicam o design como estratégia.
DONN BRACHT
A empresa Dorn Brach é um dessas empresas que empregam e sobem a escada com o design estratégico, sendo um tendencioso e divertido eu gosto muito deste exemplo pelo que ela emprega em seu processo lógico , introduzindo várias qualidades em um único produto. A marca é a principal experiência em um universo de produtos, tanto pela forma, como também o design artístico que a marca representa e um slogan que reflete todo o sentido da marca, possibilitando várias coisas associadas a marca em seu portfólio de produtos. Eles entregam a experiência em vários sentidos.
http://www.dornbracht.com/
http://www.dornbracht.com/
A GERAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIOS
Esse modelo escrito por Alexander Osterwalder & Ives Pigneur é um modelo de negócios muito importante para atingir os objetivos do negócios, divididos em macro segmentos, muito difundido em escolas de design pelo mundo:
O modelo de negócios em ambiente é um complexo sistema de tendências econômicas que se volta a pensar nos recursos, no lixo gerado, a tecnologia envolvida e intruoduz o design através desse evento. O design estratégico aliado a valores e encorporando a cultura. Esses são aspectos diferenciação que no fim projeto desenvolvido e que afinal das contas é feito para atingir o consumidor.
Mostrando alguns cases desenvolvidos através dessa metodologia pelo mundo Brigitte Wolf ressalta que é preciso para cada caso estruturar sua solução ao modelo de negócios. Ao final propõem que resolver problemas das micro e pequenas empresas aliando o design é:
A concepção de empresa de micro e pequeno porte gera novos postos de trabalho, dá às pessoas a chance de ganhar dinheiro e de proporcionar uma qualidade de vida.
"Designing small and micro business generates new workplaces, gives people the chance to earn money an provide quality lives".
E finaliza que: O design faz a diferença - "Design makes differents " - Brigitte Wolf.
Carlos Romanielo, Marcelo de Castilho, Haroldo de Paula, Virginia Kistma, Brigitte Wolf, Ericson Straub, Simone Mattana e Jaime Ramos |
_____________________________________________________________________
NEW LEVEL DESIGN
( Por motivos de força maior o conteúdo foi removido devido seu conteúdo estar sujeito as leis dos Estado Unidos da América) - o qual nunca foi um país livre e com liberdade de expressão do seu povo.