LINKS CABEÇALHO

HISTÓRIA DO DESIGN 3: A EVOLUÇÃO DO HOMEM E DA ESCRITA

Como a linguagem e seu processo surgem como suporte para o processo de design? Vemos que a forma incipiente de representação gráfica abriu caminhos para desenvolvimento mais complexo incluindo pensamento, sons e abstrações que formam o conjunto de sinais que chamamos de linguagem dando origem ao desenvolvimento dos idiomas, criando características diferenciadas e únicas possibilitando fomentar novas explorações da comunicação.


A escrita, assim como outros elementos históricos não temos certeza ao certo das origens, alguns estudiosos alegam que provem de uma única raiz linguística como proto indo-europeias, védicas ou sânscrito. O que sabemos é que tudo tenha derivado de formas rudimentares de expressão como a linguagem pictográfica ou ideográfica a mais de 5 mil anos atrás. A escrita cuneiforme foi uma invenção e um salto gigantesco já que a linguagem ganhou um sentido abstrato até chegarmos a escrita egípcia. A escrita egípcia como a escrita hieroglífica não teve grande evolução no sentido do design como forma de comunicação, o que realmente deu origem ao processo ocidental foi a escrita hierática.

A escrita hierática foi um sistema simplificado do hieroglifo que abriu precedentes para melhorar a representação gráfica e torná-la mais rápida e dinâmica. Mesmo a escrita demótica considerada horrível como forma de leitura abriu precedentes para a escrita cursiva. Enquanto isso em outros lugares do mundo se desenvolveram paralelamente, como na China e na América as escritas com logogramas que são símbolos gráficos que representam um conceito concreto ou abstrato da realidade muito similar ao ideograma - escrita que expressa ideias - e a escrita cuneiforme pela abstração do pensamento. 

Já a raiz das línguas alfabéticas que deu origem as mais variadas formas de linguagem provém de raízes indo-europeias com as origens mais remotas encontradas da védica, sânscrito e principalmente das línguas semíticas, que deu origens a línguas como Aramaico (uma das línguas faladas por Jesus), o hebraico (judeus), dando origem a língua persa e variações do árabe e a Suméria.

Foi na Suméria que os Fenícios tiveram contato com a linguagem escrita. Eles adaptaram o sistema para caracteres com 22 sinais gráficos que tinham uma grande inovação, a ideia de fonética, criando um sistema silabário - conjunto de símbolos que representam sílabas e compõem palavras. Assim dando origem a toda a escrita ocidental.

A Grécia Antiga é considerado como berço de muitos conhecimentos, eles usaram o alfabeto fenício utilizando caracteres que não não tinham valor fonético na língua grega e adaptaram para gravar vogais, já que na língua original (fenícia) não tinha necessidade de gravar as vogais, abrindo precedente para que a transcrição fonética fosse facilitada e torna-se satisfatória em diversas línguas europeias. Veja, que como um conceito, conectado ao outro abre as portas para resolver uma infinidade de soluções, isso é design, o design está conectado com soluções tanto em forma, como visual quanto na comunicação. 

Por fim, um sistema de comunicação eficiente naturalmente acaba sendo difundido. Derivado das línguas indo-europeias como o Etrusco, do ramo itálico advindo de Roma e Lácio (região da Itália central - Latium)  dominou o Latim. Essa foi a língua em que unificou todo o conceito de representar de forma gráfica com ideias, conceitos, sons, regras gramaticais, sintaxe e sinais gráficos de pontuação que deram a proporção e corpo para que ela tornar-se dominante, sendo adotada pelo Império Romano e mais tarde como língua oficial do incipiente cristianismo difundido pela Igreja Católica permitindo que torna-se o sistema mais abrangente e amplamente usado no mundo até os dias atuais. Embora oficialmente o Latim seja considerado uma língua morta (por não haver poluções que falam fluentemente), ela ainda é viva e dinâmica, pois está presente não só em neologismos (novas palavras), como também é utilizada no meio científico, também ainda é a língua oficial do Vaticano, e influência inúmeras obras e grande parte do conhecimento humano, transliterado no Latim.

"O design se difunde se ele é bom, se ele promove soluções que facilitam e criam novas formas de simplificação. Ele têm que experimentar e transformar o que existe, em novo. A linguagem é forma visual da representação verbal, sem comunicação adequada não existe uma ideia consistente."

- Roger Mafra



Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...