Encerramento da Charneira Supernova PUCPR 25 out 2014
A GAD Design é uma empresa de consultoria em branding, de grande renome e destaque nacional e internacional. Valpírio Monteiro indaga a platéia qual é a sua marca? E quais são seus símbolos e seus repertórios? Porque é importante se especializar em antropologia para entender o comportamento de pessoas, clientes e consumidores.
Como atingir a experiência de marca através do design ao nível de Luis Magalhães, tornando do quem nós somos ou as estruturas marcantes de Jaime Lerner.
A questão é que no cenário atual a marca (brand) ganhou sempre uma dimensão global, neste cenário os BRIC's são o grande protagonista das novas marcas. Esse grande mercado consumidor é essencial para que as marcas permaneçam e sobrevivam neste novo modelo de negócios.
As organizações antes preocupadas apenas em produzir hoje dependem muito das relações sociais e sua reputação perante ao mercado e a sociedade em geral. Principalmente os serviços. Os produtos dependem do serviço e do comportamento da empresa e dos consumidores compreendendo a cultura, trabalhando com sincronicidade e colaboração coletiva e com o design de vanguarda.
Se a gente tem um comportamento que não reflete aquilo que a identidade da marca exprime então pode escorregar e por tudo a perder. O comportamento constrói produtos e a partir deles tornam-se coisas mais fáceis para construir o desejo em torno da marca.
Precisamos criar uma plataforma para a marca de forma simples e poderosa sendo uma marca "renovadora" construindo um desejo e transformando em uma marca sedutora.
A plataforma de marca
O principal ponto para plataforma de marca é consolidar valor. O que tem mais de valioso em sua marca/empresa?
O segundo e diferenciação. O que torna você e sua marca como únicos
E o terceiro é o direcionamento de linguagem. Para quem estou comunicando? Qual é o perfil do meu público-alvo? Como ele compreende a mensagem da melhor forma possível?
A essência de atributos está na qualidade de que o desejável seja viável e então vendido. A venda não é apenas um produto, uma ideia, mas um atributo intangível; uma sensação. Um desejo, uma necessidade, uma vontade, um sentimento, uma ideologia, uma ação...
Uma marca precisa ter uma história autêntica para contar e aceitar as críticas (review). Isso torna a experiência de marca inspiradora.
Experiência de marca
Não atendemos apenas mais serviços (GAD Design), mas podemos atender produtos que vendem e não demandam um serviço e mesmo assim atendam aos seus gostos. Portanto, uma marca é aquela que quer deixar de ser desconhecida (IRRELEVANTE) para um estado de (LENDÁRIA) onde todo mundo deseja e quer. Existem um simples gráfico que explica o posicionamento de uma marca através dos quadrantes:
Portanto, a marca é muito mais que apenas logo. Ela envolve em uma dimensão mais ampla entre o processo, comunicação inteira, recursos humanos, treinamento, políticas de remuneração, gestão do conhecimento, administração, finanças, produção, controle, eficiência energética..."TUDO O QUE FAZ APARECE".
Nós atendemos as necessidades no relatório de objetivos não atendidos. A GAD Building Brands Transforming Bussiness - Atendem seus clientes através de metodologia adequada as necessidades das marcas. Entregamos o serviço completo da gestão - estratégia - solução - comunicação para a marca de nossos clientes. A marca se traduz em uma visão de negócio. E através do design (thinking) aplicado na GAD, nós delimitados os marcos como as experiências de relacionamentos de forma única entre produtos e serviços.
A Metodologia
A metodologia principal da GAD Design consiste em atribuir a tríade: Estratégia - Comunicação e Inovação
Assim a empresa deve-se profissionalizar mesmo quando fatura e tem margens maiores de lucro. O design está englobado na empresa (GAD) através de três maneiras.
O Design Artista: É aquele que tem a marca de um nível autoral - muito utilizado por empresas que querem atribuir a produtos com um toque de personalidade exclusiva
O Design de Processo: É aquele que manipula renderização, a parte comunicativa, que traduz a linguagem adequada ao público, promove a marca no nível sensorial.
O Design de Gestão: Envolve o gerenciamento de processos, otimizações, melhorias, inovações, novos modelos de gestão.
Nós da Gad somos influenciados pelo design suíço e o design é muito influenciado pelas artes plásticas.
Inovando a inovação
A inovação é construir novas camadas. Antes a gente vivia a camada física e hoje vivemos a camada digital. Tudo que eu faço na forma física tem que ser passado de alguma maneira no meio digital. Esse é o novo paradigma das marcas estar conectado com ambiente físico e virtual simultaneamente. Existem novas tecnologias e coisas que se tornarão tendencias para os próximos anos.
1. COMPORTAMENTO: A internet através da rede elétrica, acessibilidade de conexão global através dos balões do Google; a internet das coisas, tudo será conectado a rede (web) nem tudo precisa estar na rede, mas o sinal vai ter que ser constante.Um site bom para acompanhar comportamentos é o Fast Company.
2. CONSUMO: O serviço como marca. Fazer será mais importante do que dizer que tem uma boa reputação e produção. Aprender é melhor que apenas mudar. Tudo será phygital (físico e virtual).
3. MOBILIDADE: Perde-se muito tempo com deslocamento, a mobilidade será de informação física através de suporte digital.
O digital está cada vez se tornando físico e o físico digital. As experiências sensoriais estão cada vez mais evidentes. A gente só trabalha bem com coisas que a gente sabe. Esse é o novo nível que as marcas deverão buscar para o futuro próximo.
Essa é a gad.com.br
Obrigado!