LINKS CABEÇALHO

MICROSOFT FAZ REDESIGN COMPLETO DOS NOVOS APLICATIVOS

A nova interface criada pela Microsoft muda o design atual e pode ditar novamente a linguagem visual para interface, industria e mídia em geral.


A Microsoft introduziu o seu novo Sistema de Design Fluente hoje na Build que acredita que vai inaugurar a empresa no futuro com um novo visual e sensação para seus produtos. A linguagem de design concentra-se em cinco áreas: luz, profundidade, movimento, material e escala. Entre as conversas sobre o que todas essas escolhas significam e por que elas são importantes. A empresa nos deu visualizações de como podemos esperar para ver isso executado. Do ponto de vista disso, a Microsoft está experimentando o design de um novo cliente de e-mail, sistema de arquivos e área de trabalho, entre outras coisas. Levamos capturas de tela de tudo o que achamos que parecia ser novo e claramente falou sobre as opções de design da empresa. O desktop é particularmente diferente. Você pode ver tudo abaixo:

EMAIL

Completamente remodelado, possui elementos laterais da interface do Windows 10 com pequenos checklist e corpo de mensagens como folhas de papel. Tornando a experiência de leitura mais rápida e natural.




A interface extremamente limpa não há janelas ou limitadores entre assuntos, buscando uma linguagem mais minimalista e de editoriais, como os clássicos jornais. 



GERENCIAMENTO DE ARQUIVOS

A lista de arquivos fica em segundo plano dando destaque a pasta selecionada. Com miniaturas clássicas mantem uma linguagem sem excessos. Nada de radical nesta interface.



HORA E TEMPO

A mudança mais significativa fica por conta dessas interfaces. O relógio ganha nuance de cores transparências podendo mudar de cores de forma sutil. E principalmente o Tempo que trás de volta elementos do skneumorfismo. Esses elementos criados pela Apple de querer imitar a aparência natural dos objetos na sua forma real em seus ícones de aplicativos foram abandonados pela própria Apple depois que a Microsoft ditou a linguagem gráfica retirando todos os elementos simulacros na versão do Windows 8. Agora eles estão de volta na sua forma pontual em alguns aplicativos aliados com animações que dão ao usuário maior interação com simplicidade.





INTERNET EDGE COM CANETA

Sabemos que o internet Edge não é o navegados dos mais populares no mundo. Porém a Microsoft tem se esforçado pouco para tornar o navegador atrativo. O principal problema é o mecanismo de busca e resultado das pesquisas, além das imagens não abrirem de forma mais simples além de não terem link da origem da imagens originais. A Microsoft insiste que no futuro todos utilizarão canetas para ficar fazendo marcações em seu navegador? Bem, a única novidade apresentada é uma caixa de diálogo que pode ser utilizada como deck para escrever e pesquisar diretamente. Não vejo praticidade em escrever ou falar para navegação de pesquisa, mas para outros usuários e suas limitações pode ser uma opção a mais para facilitar a vida de quem algum tipo de limitação.




LINHA DO TEMPO


Outro recurso importante que já existe faz tempo no Apple é a Linha do Tempo. A grande sacada é que ele armazene em pequenas miniaturas do que foi aberto para poder recuperar o que estava fazendo. Não sei se ele tem capacidade de fazer backups para conseguir salvar arquivos que estavam em andamento e por alguma razão acabou perdendo. O legal dessa Linha do Tempo é que ele não salva no histórico apenas ações de trabalho, mas também qualquer execução como navegação pela internet e até player de música. Isso pode facilitar para quem utiliza uma grande quantidade de informação e precise recuperar mesmo depois de ter perdido momentaneamente.



DESKTOP HOLOGRÁFICO

A Microsoft acredita que a nova interface terá como carro-chefe a utilização de elementos gráficos em 3D até por conta do novo 3D Paint e programas como 3D Builder e outros recursos para impressão 3D nativos no Windows 10. E por isso, acreditam que o HoloLens é um grande chamariz para atrair profissionais criativos batizando a interface de Desktop Holográfico. Está claro que o novo posicionamento da Microsoft é tirar a fatia da Apple como equipamentos para profissionais criativos, já que não conseguem oferecer estabilidade e segurança extrema para seu sistema operacional pelo menos estão atraindo esse público com melhores recursos e facilidade de usabilidade, que eram princípios que Steve Jobs primava em seus produtos. Parece que a Apple esqueceu da sua origem: Design forte e usabilidade simples.




Vemos claramente através desses prints que além de personalizáveis com cores e texturas o Xbox está presente na interação de interface através do avatar utilizado pela plataforma. A interação demais pode extrapolar os limites do que é legal para o que é chato. Não sei qual utilidade de um avatar de jogos estar presente em uma interface que é para ser de trabalho? Vamos lá! Afinal profissionais criativos precisam também de concentração em algum momento e com tanta informação externa e ainda mais da interface quem vai ter tempo para pensar e refletir para criar coisas novas com tanta coisa para distração na tela?

OUTRAS COISAS

Aqui estão outras coisas presentes no novo design da interface que não foi planamente confirmado pela empresa para as novas atualizações do Windows (Sim, a partir do Windows 10 serão apenas atualizados como os OSX da Apple, coincidência não?)


Aqui nos deu a entender que além de contatos, o computador fará chamadas como um telefone celular tipo Spype. Ou será que vão integrar tudo e matar o Spype e tornar uma coisa só?



Bem sugestivo Sushi com MAÇÃS neste novo visual do calendário.


Outras tentativas de como ficará o novo visual final da nova interface


As Tiles poderão ter uma série de informações rápidas e novos recursos (não confirmado).


Novos modos de visualização para identificar um conjunto de imagens mais rápido ou criando painéis de forma otimizada.


FONTE ADAPTADA: The Verge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...