LINKS CABEÇALHO

REINVENTANDO O MACHADO


Finlandês recria o machado diminuindo o esforço e impedindo que ele ela fique presa.


Algumas coisas existem desde que o mundo é mundo, e nós somos tão acostumadas com elas que nunca paramos para pensar se realmente são o melhor que poderiam ser.
O machado é uma dessas coisas.
Existe desde sempre e, ao que parecia, fazia um bom trabalho com a forma que tinha, mas não para o finlandês Heikki Kärnä. Ele não estava satisfeito com o desempenho dessa ferramenta, o que desencadeou uma inquietação suficiente para ele criasse uma inovação.
O objetivo de Kärnä era tornar o trabalho mais fácil e eficiente, exigindo uma fonte externa de energia muito menor. E depois de muito estudo, ele inventou o “Vipukirves Leveraxe”. A ferramenta, que em resumo é uma reinvenção do machado, tem como base uma alavanca. Sua cabeça está ligada ao punho lateral e não através do centro, como os machados tradicionais. Isso resulta em um deslocamento do centro de gravidade da cabeça do machado para um lado da ferramenta. Sendo assim, o Leveraxe se baseia em um mecanismo de alavanca e ação de rotação.
Segundo seu próprio criador, “todo mundo que tentou cortar madeira utilizando um machado tradicional sabe que é preciso uma grande quantidade de energia para penetrar e dividir um tronco”. Com sua nova invenção, isso não será mais necessário. Isso porque o design do Leveraxe não exige tanta força, e cada balançada do machado divide um pedaço de madeira, de forma que a ferramenta não fica presa na lenha, nunca. Entenda melhor como funciona no vídeo abaixo:


Segundo o site oficial, uma outra caraterística muito marcante do Leveraxe é a segurança que proporciona ao usuário. Ele oferece mais controle, algo que não acontece com um machado tradicional. A causa disso é que a invenção do finlandês muda a energia cinética do movimento de rotação, fazendo com que seja mais fácil de controlar o objeto.
E tem mais: se a cabeça de um machado tradicional se separar de sua alça, se desmontando, as consequências podem ser trágicas. Afinal, é um pedaço um tanto pesado de metal afiado voando desgovernadamente. Para eliminar essa possibilidade, o cabo do Leveraxe tem um formato assimétrico.
FONTE: Techxplore

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...