LINKS CABEÇALHO

IDEO CRIOU UM CONCEITO QUE PREVÊ O FUTURO DO CARRO COMPARTILHADO

O escritório de design em consultoria global a IDEO promete vaticinar o que pode ser o futuro do automóvel




A IDEO criou um conceito novo para um carro auto-dirigido de quatro ocupantes que poderia ser compartilhado por todos no bairro.

O conceito foi criado como parte da consultoria "O Futuro da Pesquisa Movendo-se Juntos", que imagina como poder ser o futuro dos deslocamentos. Um vídeo criado pela IDEO mostra um carro auto-dirigido que poderia ser saudado - como um Uber - por passageiros em seu caminho para o trabalho.


Uma tela na parte da frente do veículo saúda os passageiros, permitindo que eles saibam que seu assento está pronto. As portas deslizam para fora para revelar quatro assentos individuais no estilo de aeronave, no qual elas giram ao redor para dar boas-vindas ao passageiro entrar no veículo.

Uma tela pessoal permite que o piloto faça  diversas coisas como chamadas de vídeo, mostrar uma contagem regressiva até a chegada e até dar algumas recomendações para a respiração meditativa.


Os viajantes que preferem seu tempo de silêncio poderiam definir seus "casulos" para o modo privado onda a tecnologia faz o cancelamento de ruído mantendo os assentos individuais suficientemente tranquilo para sonecas curtas. A amplificação acústica significaria  que assentos vizinhos ainda poderia conversar sem perturbar aqueles ao seu redor.

Já os motores e baterias seriam alojados debaixo do carro, deixando espaço para espaço de armazenamento extra na frente - que poderia potencialmente deslizar para dentro e para fora como gavetas, e conter espaço resfriado para armazenar mantimentos.


A IDEO sugere que os locatários de automóveis também poderiam receber descontos e contribuir para  realizar entregas mais econômicas e ecológicas, oferecendo-se para pegar os mantimentos dos vizinhos no caminho de casa ou entregas a curtas distâncias.

Os designers fazem previsões de tendências e os fabricantes de automóveis estão considerando que os novos modelos de uso de carro que podem ser introduzidos pelas tendências atuais em tecnologia autônoma e elétrica. A montadora chinesa Geely está lançando um carro construído para compartilhar, com fechaduras digitais e uma plataforma aberta.

A tecnologia sem motorista já está aparecendo nas estradas. O spin-off do Google Waymo revelou seu primeiro carro auto-dirigido - uma minivan Chrysler que espera lançar este ano - e Uber está experimentando com táxis sem motorista.

De fato, as barreiras aos veículos autônomos podem agora ser mais psicológicas do que tecnológicas. O diretor do conselho da BMW, Peter Schwarzenbauer, disse recentemente a Dezeen que a empresa está trabalhando com psicólogos para desenhar carros auto-dirigidos que "construam um relacionamento" com seus ocupantes, assegurando-lhes que estão seguros.


As mentes por trás IDEO têm pensado nesse "futuro da automobilidade" por vários anos agora, expandindo em visões experienciais para condução autônoma, serviços de entrega sob demanda e áreas de trabalho móveis. Hoje, a IDEO está lançando seu quarto ponto de vista nesta série de conceitos de design, desta vez olhando para o potencial de ride-sharing (passeio compartilhado) no futuro não muito distante. A visão da empresa ainda para "o futuro do movimento em conjunto" imagina as maneiras que os veículos de amanhã podem criar um comutação mais eficiente, colaborativa e flexível tanto para motoristas quanto para passageiros.

De acordo com a pesquisa da comunidade americana, 76% das pessoas nos EUA viajam sozinhas em um veículo pessoal. As possibilidades de compartilhar um trajeto com outras pessoas podem economizar dinheiro, reduzir nossa pegada de carbono e aliviar o congestionamento rodoviário - mas como um projeto de veículo pensativo, por sua vez, pode nos ajudar?


A IDEO tem vindo a investigar as possibilidades de simplificar a experiência de partilha de viagem e melhorá-la para utilização futura, aproveitando os desejos e necessidades dos condutores e passageiros. "O futuro do movimento em conjunto" coloca o centro das atenções sobre um novo conceito que visa otimizar o processo de captar pedidos de passageiros, criar personalizado, experiências interiores e verdadeiramente afiar em que esses compromissos podem parecer em poucos anos. 

O mais difícil é fazer com que as pessoas assimilem essas novas tecnologias e coisas de forma mais rápida. Quanto mais propostas como essa forem disseminadas, mas naturalmente as pessoas vão aceitar esses novos conceitos. Diferentemente os wearables (tecnologias vestíveis) que não despertaram e não criaram uma necessidade estão encalhados como gadgets inúteis sem uma utilidade prática em nosso dia-a-dia.


O futuro da mobilidade junta segue a ficção que brota enquanto comuta para trabalhar em seu futuro de passeio-compartilhado. Há vários graus de partilha onde oferecem aos proprietários de automóveis a opção de decidir se gostariam de utilizar o seu veículo em particular, para a partilhar os automóveis ou para fins de partilhar de viagens. Como ele continua sua viagem, ele recebe uma notificação de nativa, que pede se há um lugar em um assento "casulo em 'modo de privacidade'. Assim aqueles que desejam relaxar e desfrutar de um tempo tranquilo podem fazê-lo, inclinando-se para trás em seu assento, o que permite que um assento envolvente estilo casco para fornecer privacidade visual de outros usuários embora o modelo apresentado pela IDEO não permite privacidade interna já que o modelo conceito apresentado é todo transparente não permitindo maior conforto privado.  Em contrapartida tem uma melhor visualização externa, como uma "grande janela" permitindo aproveitar melhor a paisagem e o movimento da cidade e seus transeuntes.



Outras características interessantes do conceito são as reservas sob demanda que também podem ser programadas, e uma interface adaptada ao carro permite aos pilotos fazer chamadas de vídeo em movimento através de uma tela acima de seus pods (casúlos).

Numa época em que os carros-conceito muitas vezes colocam o foco na estética exterior, o futuro da IDEO é "movimentar-se em conjunto" mergulhado no design interior detalhado do veículo, compartilhando uma visão de experiências pessoais e interpessoais do futuro.

Fonte Adaptada: Auto ReportDezeen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...