LINKS CABEÇALHO

CHARNEIRA 2010 - ARI ROCHA: BRASIL: O DESIGN E O FUTURO



Graduado em arquitetura pela FAUUSP, (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), mestrado em Design na Itália (1966) Ari concluiu o doutorado em Design no Brasil na USP (1973), tendo como tema "O Veículo e a Cidade". Mais de quarenta anos de trabalho e estudos no setor automobilístico. Sempre com idéias inovadoras muito bem acolhidas tanto aqui quanto no exterior.

Ari ilustrou com sua presença a noite de 26/10/2010, ministrou uma palestra que fez parte da programação da Semana Acadêmica de Design da PUC-PR, conhecida como Charneira. A palestra teve um clima de bate papo bem humorado e com temas pertinentes sobre o futuro do Design no Brasil e no mundo. Com sua perspectiva vanguardista, começou abordando temas como as nanotecnologias e sua importância. Segundo Ari, a tecnologia “Nano”, já é uma realidade, e utilizada na medicina, construção civil, pintura de automóveis, etc., e afirmou que no futuro, trará mudanças significativas e fundamentais para humanidade. Disse também da importância do comprometimento do profissional com o seu labor, explicou a diferença entre comprometimento X envolvimento, explanou de modo bem divertido citando a analogia da vaca, onde, “a vaca está envolvida com a produção de leite, para a produção de derivados, mais ela está realmente comprometida é com o churrasco, pois é a vida dela que esta disposta ali”. Destacou o modo de ensino hoje, e como está ou vai ficar obsoleto, e talvez até mesmo desaparecer se não houver sérias mudanças na construção do pensamento e aprendizado nas escolas e universidades.

“... A humanidade sabe fazer veículos que chegam à lua, mas não conseguem enfrentar problemas triviais...”

Citou, que nos dias atuais só dispor de informações não é suficiente, relatou da importância da capacitação e qualificação de pessoal para transformar informações em conhecimento, para consolidação dos valores culturais, que permeiam e definem o contexto sócio-cultural da sociedade. Ari, falou de um novo “modelo” de sociedade, donde a construção do conhecimento supera a produção e a comercialização de bens de consumo, assumindo o papel de novo referencial de riqueza dos povos, terminou dizendo que hoje, quem domina a tecnologia torna-se mais importante que o dono da fabrica.

Para finalizar, apresentou um pouco de seu trabalho e todo seu comprometimento com a indústria automobilística, comentou sobre seus projetos, “filhos” como preferiu chamá-los, apresentou sua trajetória, e seu maior sucesso, Aruanda, carro conceito muito premiado na década de 60, que se tornou ícone na história automobilística.



Créditos de texto: Rafael Garcia de Camargo



linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...