EMBALAGEM COM FUNDO AUTOMÁTICO

Como criar embalagens bacanas que o fundo fecha sozinho na hora da montagem? É simples, basta seguir as intruções e fazer vários típos e tamanhos de embalagens.


 Desenhe utilizando as medidas de X, Y, e Z para a caixa, note que no retângulo será tracejado as mediatrizes  das arestas (m). Divida em 3 partes iguaís  o tamanho no eixo Y. No canto superior esquerdo utilize um ângulo que seja entre 75º até 80º. Já no canto superior direito utilize sempre o ângulo de 45º. Agora traçe uma reta (d) de 2 milimitros paralela ao eixo Y. Então coloque um ângulo de 45º no eixo central desde que ele não encoste no ângulo de 90º (centro da figura). Então, apartir da reta paralela no canto direito você tracejará outro ângulo de 45º conforme a figura. A partir do encontro com ângulo de 45º com a 3 parte da reta paralela ao eixo X, você colocará um ângulo novamente de 45º conforme a figura abaixo. Pronto agora você já tem a base para fazer a aba principal do fundo automático.





Desenhando as abas laterais: Repita o processo só que agora utilizando apenas os ângulos dos cantos superiores e traçando a mediatriz do eixo Y.


Para desenhar as abas superiores é simples. A tampa deverá ter a mesma medida que as laterais (Z). Não esqueça de deixar espaço a mais para fazer a aba de segurança da caixa, além da aba de colagem. Essas duas abas podem ser feitas entre 5 a 8 mm no máximo, com cantos a 45º. Já para desenhar  as abas de cima utiliza-se o mesmo princípio inicial, só que desta vez centrando o ângulo entre a linha paralela (d) e a 3 parte da figura.



No final é assim que deverá ficar sua caixa com fundo automático, cuidado com as abas para não desenhar ao contrário. Ela deverá ficar exatamente assim quando finalizado. Após isso, basta colar a aba de colagem na face oposta e o fundo se fechará automáticamente. É isso ai.


10 comentários:

  1. Boa noite, excelente post, foi muito útil para mim. Parabéns, e obrigado!

    Alberto
    Indaial - SC

    ResponderExcluir
  2. Olá Roger, boa noite.
    Muito bacana a dica, funciona direitinho.

    Obrigado por dividir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. ola. gostei muito do post. so tenho um conselho, deveria por uma imagem de como ficaria montada a embalagem em 3D.
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  4. Uma pergunta...já tentaram fazer uma embalagem sextavada com fundo automático?

    Boa dica da montagem neste post, funciona perfeitamente.

    ResponderExcluir
  5. O Angulo do inicio que voce falou que deveria ser de 75 a 80 nao seria um angulo de 7,5 a 8,0?

    ResponderExcluir
  6. Divida em 3 partes iguaís o tamanho no eixo Y. No canto superior esquerdo utilize um ângulo que seja entre 75º até 80º.

    Nesta questao os angulos nao seriam de 7,5 e 8,0???

    Aguardo resposta

    att
    Luis Eduardo

    ResponderExcluir
  7. Mto bom, mas estou tentando fazer em uma caixa caixa quadrada (X = Y) e naum está funcionado...

    há algum procedimento especifico para esse caso?

    ResponderExcluir
  8. Para seguir à risca o tutorial, tem que se utilizar Z=X/2, sendo a profundidade igual à metade da largura. O que foi dito no início (de Z ter um valor qualquer) é uma meia-verdade, pois se Z<X/2, a aba inferior lateral invade o espaço da aba inferior principal. Estou testando alternativas para isso e posto aqui o resultado.

    ResponderExcluir
  9. Complementando: Z e Y tem que ser metade de X para o tutorial dar certo.

    ResponderExcluir
  10. O post está ótimo"!

    Usem a dica como base,
    montem ele como ele diz e depois façam as correções de angulos necessario.
    Costumo usa isso apenas como base, e faço os ajustes ,fazendo que as travas e encaixes fiquem proporcionais a embalagem que estou desenvolvendo ...

    ResponderExcluir

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...