ROSS LOVEGROVE


Ross Lovegrove nasceu em 1958, Penarth , País de Gales (Inglaterra)  é um designer industrial , talvez mais conhecido por seu trabalho com o  Walkman Sony.Ele estudou na Escola Politécnica de  Manchester,onde hoje é a Universidade Metropolitana de Manchester ( Manchester Metropolitan University) graduando-se na primeira classe de  bacharel em Desenho Industrial em 1980 e depois foi para o Royal College of Art , ( Escola Real de Arte de Londres), em 1983, onde completou sua capacitação em design. Sua inspiração vem principalmente de formas orgânicas e estruturas.
No início dos anos 80, ele trabalhou como  designer de sapos  na Alemanha Ocidental  e em projetos como walkman da Sony , computadores para a Apple , e  mais tarde mudou-se para Paris como consultor da Knoll International, tornando-se autor do sucesso Alessandri Office System.. Convidado para participar do Atelier de Nîmes, juntamente com Jean Nouvel e Philippe Starck , entre outros fez  consultoria para Louis Vuitton , Hermes e Dupont.
Retornando a Londres em 1986, ele tem projetos concluídos para entre tantas e  outras  as indústrias como: Airbus , Kartell , Ceccotti, Artemide , Cappellini, Idee, Moroso, Luceplan, Driade , Peugeot , Apple , Issey Miyake, Vitra , câmeras Olympus , empresa Yamagiwa, Tag Heuer , Hackman, Alias, Herman Miller, Biomega, Japan Airlines e arquitetos Toyo Ito, do Japão, bem como KEF e Bernhardt Design.
Vencedor de inúmeros prêmios internacionais o seu trabalho tem sido amplamente publicado e exibido internacionalmente, incluindo o museu de arte moderna em New York , o Museu Guggenheim , em Nova York, o Centro do Eixo, o Japão, o Centre Pompidou de Paris, e o Museu do Design em Londres, onde, em 1993, com curadoria da primeira coleção permanente. Lovegrove foi premiado com o World Technology Award pela revista Time e da CNN em novembro de 2005.  No mesmo ano, ele foi premiado com o prestigiado Red Dot Design Award para os produtos criados para a Vitra .







Conhecido como “Captain Organic” e “a própria expressão estética do século 21”, quando o assunto é desenvolvimento de espaços e produtos, o designer galês Ross Lovegrove foi o convidado do Casa Cor Stars desse ano, projeto que traz designers e arquitetos renomados para compartilhar suas ideias.
Apresentado pelo presidente da Casa Cor, Ângelo Derenze, Lovegrove iniciou a apresentação falando porque não tinha um iPhone, mesmo já tendo trabalhado para a Apple. O designer menciona o dado de que 500 milhões de celulares ficam na gaveta dos americanos sem reutilização e que esse é o princípio de seus trabalhos, que ele considera um “design sem gordura” ou “essencialismo estético”. Ele explica os termos dizendo que busca criar projetos que usem somente o material necessário e que agreguem referências visuais de formas orgânicas ou humanas que causem o máximo efeito visual e o menor dano ao meio ambiente.

Processo criativo

Pluralidade é a palavra-chave dos trabalhos de Lovegrove. Para provar isso, o designer mostra seu estúdio subterrâneo de trabalho, situado em Londres, onde ele projetou uma escada em formato de DNA e mesas que lembram um trevo de quatro folhas. Ali ele expõe seus trabalhos premiados e também protótipos. Para Lovegrove, é importante criar olhando para outros de seus trabalhos. Dentre essas peças está a bicicleta feita de bambu que levou seis anos para ficar pronta e é um de seus grandes orgulhos. Outro produto mencionado pelo designer é a garrafa d’água inspirada no processo criativo de Da Vinci, um exercício de observação em que materializou o movimento de uma poça de água na garrafa.
Nesse momento, Lovegrove fala sobre seu processo criativo: “As pessoas se comprometem com a mediocridade e se acostumam a não explorar todo seu potencial. Eu não consigo trabalhar sabendo que estou abaixo do que posso fazer”. Ele continua dizendo que não era de família rica, não viajou o mundo e não se descobriu designer cedo, mesmo tendo um hábito de observação que hoje é crucial na elaboração de seus trabalhos.







Um comentário:

  1. BOM DIA
    SOU EMPRESARIO NO RAMO DE AUTOMOVEIS, TENHO ALGUMA IDEIAS MUITO INTERESSANTES, NECESSITO DE UM DESENHISTA/PROJETISTA PARA DESENVOLVER URGENTE MINHAS IDEIAS, FONE 41-7821-7644, e-mail levi@autoviaveiculos.com

    ResponderExcluir

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...