LINKS CABEÇALHO

VOCABULÁRIO DESIGNER

ALINHAMENTO - GRÁFICOÉ a forma de organização de colunas de texto, cujas linhas podem ser alinhadas à esquerda, à direita, centralizadas ou blocadas.
 APURAÇÃO DE MATÉRIA - GRÁFICORealizada pelo repórter, a apuração é a fase de levantamento de informações que irão compôr a reportagem.

BACKGROUND - GRÁFICO
O background nada mais é que um fundo. Ele pode ser utilizado em representações gráficas para evidênciar um objeto ou destacar uma parte específica.

BISEL - PRODUTO
Nada mais é que chanfrar as bordas de uma peça em toda sua extensão.

BONECO - GRÁFICOÉ o projeto gráfico de um produto, que apresenta os elementos (gramatura do papel, tipologia, imagens etc) da forma como se deseja utilizar em sua versão final. A elaboração de um boneco é fase fundamental para o lançamento de publicações periódicas


CHANFRO - PRODUTO
É a extremidade de uma peça com aresta curvada de forma reta, sendo cortada geralmente formando angulos de 45º

CORES ESPECIAIS ou PANTONE - GRÁFICOSão também conhecidas como cores "sólidas". O nome Pantone, na realidade, refere-se a uma marca de tinta, cuja variedade de cores institucionalizou em todo o mundo, e pode ser identificada por códigos.É devido ao Pantone que uma multinacional consegue, por exemplo, manter, em qualquer gráfica do mundo, a fidelidade da impressão das cores de seu logotipo.CORPO - GRÁFICOCorpo é a medida de tamanho das fontes. Quanto maior o corpo, maior o tamanho da letra.
DIAGRAMAÇÃO - GRÁFICODiagramar consiste em determinar a disposição dos elementos em uma página – legendas, ilustrações, textos, títulos etc. Essa tarefa é executada pelo diagramador.

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA - GRÁFICOÉ a preparação técnica de originais para publicação, que envolve forma e conteúdo. Atualmente, esse serviço é realizado totalmente por computador, desenvolvido pelo diagramador em programas paginadores como Page Maker e Quark XPress.
ENTRELINHAMENTO - GRÁFICOÉ a distância, no sentido vertical, entre duas linhas de texto.

ÉPURA - GRÁFICO
É uma técnica de representação geométrica bidimencional para formas tridimensionais. As linhas representadas dentro da épura são classificadas quanto ao seu posicionamento como: reta vertical, reta horizontal, reta fronto-horizontal, reta qualquer, reta de topo, reta de perfil.


ESCANEAR - GRÁFICOEscaneamento é a forma "abrasileirada" de designar o processo de digitalização da imagem. Vem da palavra inglesa scanner, nome do equipamento em que se realiza a digitalização.FACA - GRÁFICO
É uma lâmina cortante que permite ao artista gráfico desenvolver uma grande diversidade de formatos para os produtos impressos.

FORMATO A4 - GRÁFICOÉ um formato-padrão internacional de papel, com medida de 21 cm de largura por 29,7 cm de altura.
CAIXA-ALTA ou CAIXA-BAIXA - GRÁFICOÉ a forma de designar a tipologia utilizada em letras minúsculas
(caixa-baixa) ou letras maiúsculas (caixa-alta).
FORMATO A3 - GRÁFICO
É um formato-padrão internacional de papel com medida de 42 cm de largura por 29,7 cm de altura. Dobrado ao meio, obtém-se o formato A4.

FORMATO CARTA - GRÁFICOÉ um formato-padrão internacional de papel, com medida de 21 cm de largura por 28 cm de altura.
FOTOLITO - GRÁFICOÉ uma película transparente na qual se registra a imagem por meio de registro fotográfico. É o processo intermediário entre a finalização do arquivo em computador e a impressão.


HACHURA (lê-se como esté escrito) - GRÁFICO
É um elemento gráfico fechado que representa uma área. Utilizado em Desenho Técnico para representar superfícies, como metais ou cortes na peça, a hachura também é utilizada em desenhos para dar volumetria, isto é dar a forma e volume aos objetos. 
GRAMATURA - GRÁFICO
Gramatura é uma das características do papel, que designa a sua espessura. Essa medida é registrada em gramas por metro quadrado da folha de papel.

HIGH-LITGTH (lê-se rai lite) - GRÁFICO
O este processo é utilizado geralmente em sketchs para determinar pontos de luz de um objeto, estorando a luz e criando superfícies tridimensionais simplesmente com o jogo de luzes ou sombras.
IMAGEM EM ALTA ou BAIXA DEFINIÇÃO - GRÁFICOSão os termos utilizados para a medida de pontos por polegada de uma imagem. Quanto maior o número de pontos por polegada (dpi), maior a definição da imagem.

LAYOUT (lê-se "leiaut") - GRÁFICOÉ a materialização da proposta visual dos elementos – tipologia, cores, estilo de ilustração etc – que compõe o produto.
MÍDIA - GRÁFICOÉ o "veículo" de disseminação da informação, como a mídia impressa (papel), mídia eletrônica (cd rom ou web) etc.

PAGINAÇÃO - GRÁFICOPaginar significa ordenar as páginas de um produto impresso, designando o conteúdo de cada uma delas.
PAUTA - GRÁFICOEm veículos de comunicação, a pauta é o roteiro dos fatos que devem compôr as matérias e que determina também a forma como cada tema deverá ser tratado.

PROJETO EDITORIAL - GRÁFICOÉ o estudo que definirá a forma e o conteúdo de publicações. Compôr as matérias e que determina também a forma como cada tema deverá ser tratado.
PROJETO GRÁFICO - GRÁFICOÉ o estudo que definirá as características visuais de um produto periódico, que se repetirão a cada edição.

PROVA DE COR - GRÁFICO
Há quatro processos de produção de provas de cor: cromalin, pressmatch, prelo ou digital. A prova de cor é utilizada para a checagem da qualidade das fotos, das cores e do texto, e é produzida a partir dos fotolitos – com exceção da prova digital, gerada a partir do arquivo de computador.

PROVA HELIOGRÁFICA - GRÁFICOProva em papel heliográfico (de cor azul), normalmente utilizada para checar a correta ordem das páginas antes do processo de impressão.

REPRINT - GRÁFICOÉ o termo emprestado do inglês que significa reimpressão de um material.
ROUGH (lê-se "raf") - GRÁFICOÉ o traçado inicial de um layout.

SKETCH- (lê-se esquete) - GRÁFICO
É um rascunho utilizado na fase inicial de trabalho, por arquitetos e designers, ele pode utilizar alguns elementos cõmicos, estilo HQs ou não, mas sempre mantendo a forma desejada, com traços rápidos e detalhes superfíciais.

STRIP - GRÁFICOÉ o termo para a operação de recorte de fotolitos, realizado nos
casos em que há pequenas alterações ou modificações a serem feita
sem a necessidade de impressão de novos filmes.

TIPOLOGIA - GRÁFICOTipologia (que significa "estudo dos tipos") é o conjunto de caracteres tipográficos, que também são conhecidos como fontes. Elas admitem algumas variações de estilos, tais como itálico, negrito, sublinhado etc. Alguns exemplos de tipologia são a Times New Roman, Arial, Garamond e Helvética.

TIRAGEM - GRÁFICOTiragem é o número de exemplares que serão impressos de um determinado produto.
TRATAMENTO DE IMAGENS - GRÁFICOO tratamento de imagens é um processo realizado por meio de softwares gráficos (como o Photoshop) que visa a melhoria da qualidade da imagem para impressão. Nesse processo, podem ser corrigidas imperfeições da imagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...