LINKS CABEÇALHO

O QUE É FOAM, PAPEL PLUMA, ISOPOR XPS E DEPRON É TUDO A MESMA COISA?





Foam, Papel Foam, Foam board, Papel Pluma, Isopor Pluma, Depron, Papel Depron, Isopor Depron, Isopor XPS, afinal das contas é tudo a mesma coisa?


São estruturas rígidas formadas por espumas de poliestireno extrudado, sendo um subproduto do parente do ISOPOR ® que nada mais é que um poliestireno espumado derivado do monômero de estireno. 



Qual a diferença entre eles?



Assim como o poliestireno está para o ISOPOR® o DEPRON® está para o poliestireno expandido, isto é, são nomes comerciais de marcas atribuído aos produtos, a diferença é que essas variantes de nomes só servem para confundir e fazer o consumidor comprar gato por lebre.







O Foam, o Pluma, o Depron e o XPS são todos poliestirenos expandidos. São placas rígidas de isopor tornando-se mais resistente que o isopor comum. A diferença do Foam ou Pluma (como prefirir) é que ele recebe uma camada de papel colaminado, isto é; é colado na superfície da chapa um papel ou polímero em uma ou ambas as faces (geralmente papel Color Plus ou Mitents) que serve de suporte para colar outras coisas em cima da chapa. Este foam também é chamado de foam board  ou prancha rígida devido ser muito utilizado por arquitetos, designers, publicitários e fotógrafos para apresentar trabalhos de projetos, layout, design, campanhas e exposições fotográficas. Este suporte (prancha)  é muito utilizado por estudantes e profissionais para demonstrar trabalhos, tornando-o muito mais apresentável e rápido de expor ideias, conceito ou propostas.





















Já o Depron ou Isopor XPS nada mais é que a chapa nua, sem nenhum tipo de suporte (papel). É aquela chapa que encontramos habitualmente nas bandejas de supermercado, pizzas prontas entre outros. Essa chapa sem nada permite vários tipos de aplicações principalmente utilizada para maquetes, letreiros, displays e logos, decorações, modelismos (férreos, aéreo e náutico), dioramas, artesanatos, máquina de Pitágoras ou Rube Goldberg. Assim com diferentes tipos de espessura, dimensões e rigidez permite fazer uma infinidade de possibilidades e aplicações com este tipo de poliestireno.



Existe também a impressão direta em foam board para displays com impressão em UV capaz de imprimir em diversas mídias rígidas e flexíveis como foam, madeira, azulejo, backfilm, chapa de inox, vidro, acrílico, mdf, polímeros, tecidos entre outros. A grande vantagem desse tipo de impressão é que pode ser aplicada em qualquer material. 





10 comentários:

  1. Valeu pelo esclarecimento. 😘☺

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Que bom que tenha o ajudado :)

    ResponderExcluir
  3. Comerciante brasileiro tem mania de ouvir as coisas de fora e aplicar no português, sem buscar o significado. FOAM, la fora, é o nome dado a qualquer espuma. Aí brasileiro acha bonito e aplica aqui. No Brasil, esse "foam" é usado para nomear o depron (poliestireno extrudado). Resumindo, não digam mais "foam" e sim Depron

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Infelizmente temos que usar a linguagem que o mercado local usa, até porque se chamar foam de Depron, com certeza muitos comerciantes vão dizer que não vendem Depron somente temos foam rsrsrs

      Excluir
  4. Esclareceu exatamente minha dúvida

    ResponderExcluir

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...