ELETRODOMÉSTICOS: COMO TIRAR MAU CHEIRO DE GELADEIRA QUE RESOLVE?

Todos alguma vez na vida já passou por essa situação. Uma geladeira, microondas ou qualquer outro eletrodoméstico que você tenha que algum dia acabou apresentando aquele odor desagradável difícil de sair.


Sabemos que os designers projetam produtos, porém muitas vezes eles não se detém a pequenos detalhes como assepsia (limpeza) dos objetos. Cantos, nervuras e recortes em peças ajudam a acumular sujeira e fungos que podem provocar outro trauma nocivo aos seus usuários que são os maus odores.

Muitos produtos são projetados não pela vontade do designer, mas pela questão de engenharia e custos de produção que pecam em alguns detalhes em muitos produtos, dentre eles os eletrodomésticos que mais pegam odores que são: Geladeira e Microondas.

A escolha dos materiais é essencial para que um bom produto seja fácil de limpar, porém muitas vezes o material mais utilizado em eletrodomésticos são os polímeros - plásticos. Tanto os plásticos termofixos ou termoplásticos embora sejam resistente a barreira de gases e odores, isso não significa que ele é uma estrutura completamente hermética, e por isso muitas vezes os odores se depositam completamente nos plásticos.

Muito comum odores se depositarem em plásticos, principalmente na geladeira. Quem já não teve um ovo podre dentro da geladeira e sentia a aquele mau cheiro desagradável achando que era só remover o ovo (ainda que intacto) achando que resolveria o problema?

Pois bem, existem muitas soluções comuns caseiras para remover odores de eletrodomésticos (café, cebola, chá, bicarbonato de sódio, vinagre, casca de laranja, maçã, aveia, carvão ativado, areia de gato, clorofila...e por ai vai), produtos de limpeza (Veja, Ajax, Cif, Uau, Lysoform, Poliflor), produtos especiais para limpar microondas (Magic-Brilho, Easy-Off, Limpa Forno) ar-condicionado (Quimiar, Orbi-Air, HSW 200 Plus, Clean Air, Limpa Ar, Rodabril) e até mesmo produtos para limpar PC (Pratice, Álcool Isopropílico, Ar comprimido Leadership), mas muitas vezes tudo isso não resolve o problema completamente.



O QUE RESOLVE O PROBLEMA?

As vezes não basta apenas lavar com detergente ou sabão em barra as peças e a cavidade da geladeira achando que vai remover os odores. Também não adianta descontaminar apenas a parte atingida, pois odores são provocados por gases e portanto eles se expandem por qualquer direção.

Como sabemos que todas as geladeiras são feitas internamente por polímeros, e que eles são "porosos" e podem ionizar cargas de odores em sua estrutura, então a maneira mais fácil, barata e prática para se livrar definitivamente de odores em sua geladeira é descontaminar sua geladeira inteira da maneira certa.

Você apenas vai precisar de limões, bicarbonato de sódio e vinagre.
O limão é alcalino um ácido natural que associados com bicarbonato de sódio e vinagre liberam gases para fazer o dióxido de carbono removendo as moléculas dos odores.

1. Corte os limões ao meio e esfregue o seu sumo com um pouco de bicarbonato (colher de chá) em toda a cavidade interna da geladeira (não esqueça de passar no fundo e no teto, além das partes próximas a borracha de vedação). Não precisa desligar a geladeira. 

2. Depois repita a operação em todas as peças da geladeira. O importante é que todas as peças plásticas sejam expostas a ação ácida para liberar os odores.

3.Após passar em todas as peças, volte a geladeira e limpe e seque com um pano umedecido com vinagre.

4. Retorne para as peças e enxague na torneira com água corrente. Seque as peças com o pano umedecido no vinagre.

5. Pronto! Esta ação irá inibir o odor desagradável. Pode ser que em algumas horas a geladeira continue com algum cheiro de limão (ou algo estranho).

O importante é que as peças plásticas foram descontaminadas da forma certa! A acidez do limão não chega a manchar o plástico (exceto se você esquecer de limpar alguma área e por ironia do destino ele manchar por alguma razão).

Inevitavelmente os designers de produto não tem como criar uma maneira para que os odores se "encalacrem" nos polímeros ainda. Por enquanto, o que eles podem fazer são peças que torne mais fácil a limpeza em casos extremos como esse onde qualquer cantinho pode ser crucial para eliminar um inimigo indesejável. Algumas vezes o problema para higienizar produtos pode não ser um erro de projeto do designer, mas da engenharia. Muitas vezes eles limitam para fazer o mais fácil para eles e mais barato para a produção e quem leva a fama de fazer produto porcaria são os designers de produto.

Pense nisso!
Espero ter ajudado ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...