LINKS CABEÇALHO

MADEIRA TRANSPARENTE

Cientistas suecos criam madeira transparente que pode transformar o futuro do design e arquitetura.



Madeira transparente? Inovação mistura design e materiais que transformam a madeira em um objeto praticamente invisível, e poderia substituir até o vidro e o plástico. 

Você não precisa fazer compras em lojas de materiais de construção para ver que a maioria dos consumidores são obcecados por madeira. E quando falamos na Suécia, país com mais de 57% de seu território coberto por 51 bilhões de árvores, é fácil constatar porque os produtos correspondem a uma das maiores parcelas de exportação do local.
Foi exatamente lá que pesquisadores descobriram um novo uso para as lenhas e a transformaram em algo totalmente inusitado: eles tornaram a madeira transparente. Segundo os cientistas, no futuro, esse material emergente poderá ser usado como um substituto mais forte e ambientalmente sustentável também para o plástico ou vidro – em praticamente tudo, desde janelas de casa até garrafas de Coca-Cola.
Lars Berglund é o chefe por trás da inovação no KTH Royal Institute of Technology da Suécia. Com um background na criação de componentes de fibra de carbono para a indústria aeroespacial, Berglund é conhecido por ajustar diversos materiais para exibir novas propriedades.
Alguns anos atrás, porém, ele se dedicou à tarefa de tentar fazer o mesmo com a madeira. Ao pensar na indústria aeroespacial, descobriu características nela totalmente novas. Criou o que ele chama de um composto de madeira transparente.

Mais especificamente, Berglund criou uma técnica que une tiras finas folheadas de madeira. Usando um processo semelhante à uma polpa química, ele retira a lignina – o que dá à madeira sua cor acastanhada – das peças folheadas.
A lignina é substituída por um polímero de um milímetro que é 85% transparente – número em que Lars acredita que será capaz de aumentar ao longo do tempo.
Mas qual a vantagem de existir uma madeira transparente?
Quando falamos sobre o vidro, por exemplo, a madeira transparente teria toda a força da madeira – mas ainda deixaria entrar luz. O processo de Berglund, então, poderia ser usado para criar tudo, desde estruturas de prédios até janelas que nunca se quebram.
“Estamos recebendo muitos contatos de arquitetos que querem trazer mais luz natural aos seus edifícios”, diz ele. Além disso, o material seria biodegradável e ambientalmente amigável. Berglund até imagina que ela poderia ser usada para criar novos tipos de painéis solares sustentáveis, feitos com a madeira em vez de vidro tratado quimicamente.
Por agora, o pesquisador admite que tem muito trabalho a fazer antes que sua criação apareça em uma nova linha de móveis, por exemplo. Embora a ideia esteja adequada para a produção em massa, ele não tem certeza de quão acessível será a escala ao usar sua técnica.
Pensando bem, a madeira é um dos materiais mais fortes e duros que existe, e Lars descobriu como torná-la praticamente invisível. Agora imagine o que os arquitetos e designers irão fazer com essa madeira transparente quando finalmente chegar em suas mãos!?

Fonte Adaptada: Fastcodesign

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...