QUANTO COBRAR PARA FAZER EMBALAGEM?


Muitos designers e clientes ficam discutindo qual preço ideal para realizar uma embalagem. Para o cliente uma simples embalagem não deve custar muito afinal para ele apenas deduz que deve apenas condicionar  e identificar o produto para transporte, para o designer não pode ser muito barato afinal além de comunicar o produto  vai além de outras responsabilidades que embora sejam repassados para terceiros dependem de sua competência para que a execução seja realizada com perfeição criando um projeto, racional, eficiente e prático e é lógico atraente e vendável. 




Qual o valor de uma embalagem?

A principal função de uma embalagem é comunicar o produto que está dentro, mas vai muito além disso, é a forma que comunica e faz persuadir para que o seu produto ganhe destaque e diferencial de mercado, seja facilmente transportado e preserve o produto intacto. A embalagem ainda tem o aspecto cognitivo através do design que passa uma ideia, conceito, emoção, sensação, destaque que faz com que a embalagem torna-se único e memorável para uma marca.


Devemos separar qual a finalidade de projeto que o cliente pede para executar:

1. Design Gráfico (Identidade Visual) aplicado a embalagem;
2. Design de Embalagem (seja blister, caixa simples, master, flow pack (almofada), cartela, rótulo- manga, adesivo, sleeve, sachê, sacola, hotstamping, bisnaga...)


Se for apenas a parte visual  o valor vai variar de acordo com o tipo de embalagem. No Brasil, a Associação dos Designers Gráficos (ADEGRAF) anualmente coloca uma tabela referencial de valores a serem cobrados para diversos tipos de design. 

Também tem o referencial de valor para design de embalagens embora não contemple todos os tipos de embalagens existentes.

VEJA TAMBÉM:
Eles acham que embalagem é tudo

ADEGRAF 2016/2018

Já o design embalagens plásticas não estão contemplados nesse tabela.
Devemos atentar que normalmente desenvolver produtos plásticos  necessitam de molde e envolve uma complexidade maior de projeto. O produto pode ser injetado, rotomoldado, inflado, etc, então o preço médio do design de embalagem plástica pode variar dependendo da complexidade de forma e também volume de tiragem e a tecnologia empregada. 

Somente empresas grandes tem dinheiro para desenvolver embalagens plásticas, pois o custo do molde metálico é altíssimo para ser confeccionado e o investimento que o cliente faz sobre a embalagem ele sabe que terá retorno a médio ou longo prazo, por isso normalmente as empresas tem ferramentaria e engenheiros para confeccionar o próprio molde ou já tem fornecedores e parceiros de confiança para executar o projeto do molde. Como o design de embalagens envolve conhecimento de modelagem CAD, e algum conhecimento sobre problemas de injeção para evitar o rechupe (processo de solidificação do plástico que cria marcas e veios de injeção do plástico na peça ou áreas vazias) e conhecimento básico de estrutura do molde para evitar de colocar gavetas (peças adicionais no molde normalmente em peças em ângulo negativo) que encarecem muito a produção do molde.

Segue abaixo  alguns valores de referência (pode sofrer variações dependendo da região). Essa é apenas uma sugestão para execução de embalagens plásticas, pois tudo depende de prazo, complexidade de forma e disponibilidade de recursos que a empresa tem para executar o molde. Normalmente, o cliente já vem com a ideia ou projeto já pré-aprovado para criar embalagem. Mesmo que isso envolva criação do design de embalagem os valores não alteram muito com molde, afinal o mais caro é sempre confeccionar o molde e fazer o try-out (ajustes necessários para primeira bateria de injeção e fazer ciclos até que a peça saia boa e contínua da injeção):


REFERÊNCIA BASE ( Os valores podem ultrapassar valor limite dependendo do produto)




Abaixo referência dos processos plásticos:





A seguir algumas ideias de embalagens para inspirar

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