LINKS CABEÇALHO

WORKSHOP FURF DESIGN - CHARNEIRA PERCEPÇÃO 2015 - 40 ANOS DESIGN PUCPR



DIA 03/05/2015 - WORKSHOP FURF DESIGN COM MAURÍCIO NORONHA

A Furf Design é um studio que trabalha com gráfico, ambiente e produto. Sem foco definido  eles trabalham com diversos segmentos e demandas, inclusive produtos plásticos. A filosofia de trabalho da Furf surgiu ainda na universidade (PUCPR) utilizando trabalhos desenvolvidos na graduação como parte inicial de portfólio. "Não interessa a quantidade" o que importa é "ter vontade e cara de pau para tentar vender algum projeto", conta Noronha.




Tentar medir o negócio é mais importante, e a essência do que faz, o mantra na Furf é ir além dos produtos. As pessoas não compram produtos, mas o que atribuímos a eles, suas impressões emocionais. Cada produto sempre existe públicos distintos que deve materializar o conceito intangível em uma tradução tangível.

Qual a poesia que quer trazer ao seu produto? É como no filme Sociedade dos Poetas Mortos. A arte, a poesia e o amor sustentam a vida das pessoas, elas não precisam de mais produtos, elas precisam relacionar com produtos que as despertem emoções. O design é uma ferramenta de comunicação que faz sentir a diferença do que a a arte e o design; enquanto a arte é uma emoção que pode tornar você indiferente, bom ou ruim, o design tem a obrigação de proporcionar algo que lhe traga alguma felicidade.




Através das simbologias, semiologia, semiótica os produtos que viram ícones devem representar uma emoção, dando-lhes um novo sentido um novo significado a um produto já existente. Não há lógica em fazer mais um vaso. Sua função é simplesmente colocar um arranjo de flor. Mas como o vaso derretido da Furf ele transmite a mesma emoção de alguém apaixonado que se derrete ao ver o seu amor. Isso criou uma nova simbologia e um novo significado para uma empresa que fabricava vasos cerâmicos e não tinha mais valor algum, Suas vendas aumentaram significativamente - complementa Maurício.



Escrever é a forma principal para materializar o produto, assim como faz o designer Jinsop Lee em: Design para os 5 sentidos.  Mexer com a cabeça das pessoas é dar um novo significado para objeto e criar uma personalidade para ele. Todos tem capacidade de construir novos significados responsivos para transformar o mundo. Ver o mundo sob nova óptica e dar uma nova maneira e um novo significado para o mundo, os designers podem mudar o mundo, pois estamos na vanguarda entre o presente, o passado e o futuro. Todos nós podemos construir um mundo com mais amor.
linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...