WAGNER DIAS GENERAL DESIGN DA GM (GENERAL MOTORS) - CHARNEIRA PERCEPÇÃO 2015 - 40 ANOS DESIGN PUCPR



04/11/2015 - DESIGN GENERAL MOTORS COM WAGNER DIAS E DESIGN TEAM GM

Wagner Dias diretor técnico de Design da GM, apresenta um pouco sobre o que é a GM e como é o processo de design dentro da empresa. Com equipe team ministram workshop sobre etapas de desenvolvimento de produto. O grande diferencial segundo Dias é que empresa separa o design entre design x design de produção. Um está mais voltado aspectos de design relacionados ao consumidor enquanto outro está focado essencialmente em engenharia de produção do produto. 



A essência da General Motors (Chevrolet no Brasil) é aliar: 
TECNOLOGIA - PERFORMANCE - DESIGN

Existem vários  estudos de criação, especialmente pelo estudo de Design Avançado, onde o Color & Trim e Brand estão alinhados com o CDI (Creative Digital Imaging). Todo nosso design é desenvolvido dentro da empresa, desde estudos de mercado, até análise pelos designers, mercado, tendências, relacionando com essência da marca (brand) até imagens e pós-produção (fotografia, rendering, vídeos) dos produtos da marca.

Marcelo Ferreira de Castilho com Wagner Dias da GM na PUCPR (Laboratório de Modelos e Protótipos) 

A grande importância do brand no design dentro da empresa foi criar uma identidade global. "Antigamente a GM, trazia algumas coisas da OPEL para o Brasil e para os Estados Unidos, hoje temos uma cara única para o mercado Global" - Dias.

Outro grande diferencial da marca é que segundo suas afirmações é que a empresa proporciona o mesmo privilégio do motorista para o passageiro. "Não adianta dar apenas conforto e trazer emoções apenas para o motorista, mas também para quem viaja e acompanha junto a experiência de uso que muitas vezes é diário, é o cotidiano das pessoas".

O Design  de Qualidade deve selecionar os materiais, cores, avaliar todos aspectos, peças, aparência, textura, brilho tudo está relacionado com o Color & Trim. Já  o Design  Perceptível de Qualidade deve estar no trabalho de prevenção, folgas, dimensões das peças, manufatura, menos problemas de montagem e execução possível.

Não basta apenas ter um bom design se ele não funcionar direito, o importante é que tudo isso esteja alinhado para garantir a máxima eficiência e performance. 

O Design Reviews, nada mais é que as revisões do design com os líderes globais, a cada mês fazemos clínicas de pesquisas de mercado para identificar nossas afirmações. Assim conseguimos nos destacar com atributos perceptíveis com nossos produtos, afinal features (características) todos tem, mas a emoção é única (brand), temos trazer o valor ao produto e a marca para o cliente.


CASE ONIX

No case Onix ele demonstra alguns processos de desenvolvimento do produto para o mercado nacional desenvolvidos pelo Design Team GM Brasil:


No case da Onix ele foi desenvolvido totalmente pela nossa equipe de designers do Brasil, em colaboração com nossos outros centros de design global. Um das nossas dificuldades no mercado nacional era competir com carros na categoria gamma (populares). Ver os pontos fracos da concorrência é essencial, nós (industria automotiva) mantemos diálogo aberto constante trocando informações sobre produtos, e assim nós nos concentramos no que eles (concorrência) estão focando para melhorar e fazer algo superior. É difícil antecipar os produtos dos concorrentes, esse é o ponto mais importante. Em média um carro novo desde o seu lançamento lava-se quatro anos até que ele chegue ao consumidor. Dois anos são apenas desenvolvimento, enquanto o restante é apenas produção. Se for avaliar é um período muito curto, já que um carro é altamente complexo para ser produzido já que tem mais de 3.000 itens e todos eles tem que estar funcionando no lugar certo.


Vehicle Package

Exemplo de Vehicle Package Drawing



Nós ainda utilizamos o vehicle package para comparar nosso produtos com a concorrência. Esse é o tipo de informação que trocamos com nossos concorrentes. Nossa proposta com o Onix era: "Otimização de tamanho, mas manter o mesmo espaço interior". Outro item característico do design é perceber e ver assinatura do produto, quais linhas definem o veículo. As linhas de simplificação ajudam a perceber o que chama mais atenção na forma do produto. Isso não é apenas para veículo, mas para qualquer produto, quais linhas deixam o produto evidente. Uma boa assinatura não deve conter mais que duas a três linhas.

Tape Drawing


Exemplos de tape drawing car design 


Nós utilizamos muitas fitas para projetar os carros, pois precisamos desafiar a arquitetura. São elas quem nos dão referência base para projetar, pois imagina que isso sai de um sketch, passa para o clay, e vai tudo para um 3D. Essa técnica ainda é muito utilizada na indústria automotiva, pois com ela podemos analisar desde aspectos de design até de engenharia, tudo deve ser feito para tangibilizar o produtos de forma única.

Features e Color & Trim

O designer é um sommelier, pois ele deve:"Explorar as possibilidades do produto de todas as formas e jeitos".  Isso pode alavancar a percepção do produto e as vendas. Perceber, sentir, cheirar, ver, tocar, olhar, toda interação com o produto produz uma característica única e um experiência que eleva o produto, que deve ser transportada para ver o lado do consumidor. 

O design deve atender as expectativas do consumidor, afinal isso é negócios. Muitas vezes nós queremos que tenha nossa cara, nosso jeito, nosso design. Bem que eu gostaria, mas não dá para ficar produzindo carro esportivo, afinal temos que atender as expectativas do nosso público. De um lado está os negócios e do outro lado deve atingir e surpreender o consumidor. Por isso nossa inspiração pode vir de qualquer coisa, desde um avião, um móvel, da arquitetura, de  um produto; enfim de qualquer coisa que imaginar, mas a engenharia tem que viabilizar o design, não a engenharia quem determina o design.







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