LINKS CABEÇALHO

DEBATE APOCALIPSE COM HAROLDO DE PAULA E CONVIDADOS - ENCERRAMENTO CHARNEIRA 2012


DEBATE APOCALIPSE - Admirável Mundo Novo

O debate Apocalipse foi um debate proposto com estudantes participantes, opiniões do público e o professor Haroldo de Paula polemizando as discussões. Estiveram presente como mediador Luciano Maccio, os convidados Haroldo de Paula, Renier Holtz, Bruno e ? ?

Temos que ensinar o cliente o que fazemos e o que é design para eles, não podemos deixar que outras profissões assumam o papel de explicar ao público em geral o que fazemos, nem eles entendem realmente do que se trata, trata da metodologia e a forma com a qual aplicamos conhecimento pois a definição precisa do que é design não existe, o design pode ser considerado  uma filosofia um pensamento criativo. Em Curitiba segundo os debatedores faltam escritórios de design. " Trabalhamos sugados para agências de publicidade, e não há tantos escritórios de design em Curitiba, tipo ao meu ver a Tecdesign e a Megabox simplesmente são as únicas mais cotadas para trabalhar com produtos" - afirma um dos debatedores. 

Buscar o caminho de cada um é fundamental, basta saber aplicar a metodologia e cada um pode encontrar uma solução em uma área. Não percam tempo.Utilizem a universidade para aprender o maior número de coisa possíveis.

STUDIO MARCELO TEIXEIRA & HOUSE CRICKET COM FABIO CRUZ - CHARNEIRA 2012



Nesta Charneira do dia 25/10/2012 iremos mostrar o especialista em mercado de luxo Marcelo Teixeira, que desenvolveu projetos para várias empresa inclusive a Embraer.

STUDIO MARCELO TEIXEIRA

Marcelo Teixeira irreverente e já descontraído antes mesmo de ministrar a palestra, acabou despercebido e foi confundido pelo público como um dos organizadores da Charneira 2012. Até então pensavam que o cara lá em cima fazia parte da organização pois estava com uma blusa preta e tinha até um crachá - comentou uma das pessoas da platéia.  Ele começou dizendo que quando se entra na universidade já era! Você já é um designer, você acaba de mudar seu modo de agir, de pensar e se relacionar com as pessoas. E por isso ele acha importante difundir a profissão para que o grande público saiba entender um pouco da profissão para desmistificar essa esterótipo que a grande mídia criou entorno do design. Pensando no fim do mundo ele ainda comenta : " Qual é a sua estratégia para sobreviver no mercado? O quê vai ser quando crescer?  E como vai viver de design durante vinte e poucos anos".

SUSTAINABLE SUMMER SCHOOL COM BRIGITTE WOLF E O CASO DORNBRACH & NEW LEVEL DESIGN COM TOBIN DORN - CHARNEIRA 2012


A Charneira nesta quarta-feira foi internacional. Começamos com a Brigitte Wolf da Wuppertal University e professora da Sustainable Summer School a convite de Virgínia Souza de Carvalho Borges Kistma.


DESIGN PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

A principal diferença entre o Brasil e a Europa inicia-se como é segmentado o serviço: No Brasil  as micro e pequenas empresas são divididas em apenas comércio e serviços, já na Europa especificadamente é dividida pelo seu faturamento, em quantias mais precisas. 

O design para as pequenas empresas é importante para reconhecer complexas suas  relações e desenvolve-las. No Brasil 99% das empresas são micro e pequenas empresas, na Alemanha isso corresponde há 99,3%, mas as companhias brasileira geram apenas 20% de sua produção, enquanto o lucro na Alemanha corresponde a 49% do total estimados. Essa é a falha que ocorre no Brasil é que dados oficiais  indicam que de 7 a 10 empresas sobrevivem após 2 anos. Já na Alemanha isso não ocorre nesta forma, porque as incentivo de ajuda para que insuficiências técnicas, de planejamento do negócio e no conhecimento do design. O design é o gerenciador para um sucesso inovador. As companhias jovens demandam para o inovador. 

IF CONCEPT DESIGN AWARD 2012



Já estão abertas as incrições para o IF Concept Design Award 2013 e convida estudantes e recém-graduados a inscrevem seus melhores projetos em um dos maiores prêmios estudantis de design do mundo. Este ano teremos mudanças que será a otimização de categorias nas quais os projetos serão submetidos sendo que ano passado foram mais de 10.000 projetos e apenas 100 ganhadores. E também há o desenvolvimento de raízes de tendências "trendroots" onde o participante pode mostrar ao júri suas visões para o futuro do projeto dividido em: mudança social, cultural, economia, ecologia ou tecnologia. O juri premia sempre os 100 melhores projetos dispondo de 30 mil Euros para dividir entre os mais promissores dos 100. A participação no IF Concept Design Award é gratuita, exemplos de trabalhos premiados podem ser vistos em http://www.ifdesign.de/talents_online-exhibition_index_en

As inscrições vão de 27 de outubro de 2012 até 10 de janeiro de 2013 e devem ser feitas em inglês através deste link:

 http://www.ifdesign.de/talents_concept_design_award_teilnahme_e

Este ano não contaremos com apoio do Design Excellence Brasil uma vez que o governo cortou a verba. lastimável como tratam o design e o futuros promissores profissionais no Brasil


FETICHE DESIGN COM PAULO BIACCHI & HOLARIA CERÂMICAS DE LUXO COM LUIZ PELLANDA - CHARNEIRA 2012



Hoje na Charneira tivemos as palestras das empresas paranaense Fetiche Design e Holaria.

FETICHE DESIGN

A valorização do imperfeito

logo


A NOVA ESTÉTICA 

Os designers Paulo Biacchi e Carolina  Arnellim começaram em 2008 a criar uma marca de produtos voltados para a casa que tivessem uma estética de design. Aos poucos foram crescendo e acabaram desenhando para outras marcas, como a Tok &Stok.  A marca Fetiche Design acaba imprimindo em seus produtos o conceito da empresa em outras marcas. É uma coisa singular no mercado.

DISCUSSÃO: FIM DO MUNDO COM CLÁUDIO THIELE E CONVIDADOS & YUP DESIGN BRANDING COM FABIANA ZIMMERMANN - CHARNEIRA 2012



A Charneira 2012 Fim do Mundo? Traz um questionamento reflexivo da profissão e da passagem de universidade para o então mercado de trabalho. Como devemos nos posicionar perante o mercado e quais as oportunidades que podem ser exploradas 


A abertura da Charneira 2012 que  iniciou-se as 19h com um debate a respeito da postura do design tendo como mediador Cláudio Thiele  professor de semiologia e semiótica pela PUC-PR e os convidados Haroldo de Paula, professor de filosofia da PUC-PR  e o ex-aluno Gustavo Ravaglio que formou-se em  Desenho Industrial com habilitação em Projeto do Produto em 2006 e atua como designer gráfico. 
linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...