LINKS CABEÇALHO

CATAR - A REALIDADE DO FUTURO




Obras-primas de causar estranhezas

Agora que o Catar ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2022, podemos olhar para a frente para ver estes projetos de estádios futurista trarão mais alegria a nossa vida. O outro mundo, as estruturas curvilíneas têm a "mãe terra" por debaixo da estética. Os estádios foram concebidos por Albert Speer &  Partner GmbH, e eles representam um salto enorme na eficiência energética, bem como a aparência de uma invasão alienígena em andamento. Os cinco estádios vão usar energia solar para alimentar sistemas de ar condicionado que vai manter os fãs e jogadores frescos durante os jogos, no meio do verão no Oriente Médio. O mais legal de tudo isso é que estes estádios trarão a nova concepção de visão de futuro para os próximos anos, a arborização, o clima, o ambiente, tudo será planejado para que as pessoas se sintam seguras e confortáveis, este é o passo inicial das cidades do futuro. O conceito de slow-cities (cidades-lentas) já está virando realidade, até Nova York estará aderindo dentro de alguns anos o " bem-viver" das cidades-"slow", o mundo se configura numa nova mentalidade que não adianta progresso, fortuna, e fartura, sem qualidade de vida, isto que eu espero em 2022 que a tecnologia seja aliada do ser humano, não um meio que ocupe nossas vidas, ocupe nosso tempo, e acabe ocupando nosso espaço e o nosso "ser".

A muito que se pensar como será o futuro, mas o caminho inicial já está certo, o modelo que nossos "avós" pregoavam como progresso não é mais o meio que as pessoas querem viver. O modelo falido americano de "Times is Money" acabou, agora sem dinheiro a nova filosofia é voltarmos mesmo a vida como ela  era antes, com seus sucessos e seus fracassos "The money is gone".

Alguns se perguntarão: Mas o que isso tem haver com o design? O design nada mais é que o interlocutor entre o homem x objeto como o meio que vive. Traçar o futuro é criar uma realidade nós podemos modificar, porque: "Nós somos os criadores da nossa própria realidade".

Por mais incerto que isso possa parecer, o futuro nós mesmos o detemos, basta apenas fugirmos da realidade que nos foi imposta. O que nos torna humanos é a forma que transcendemos nossos pensamentos e sem o "ser pensante" somos apenas meros animais como qualquer outro. Os futuros filosofos dessa nova realidade se chamarão: Designers.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...