LINKS CABEÇALHO

IRMÃOS CAMPANA


Os Irmãos Campana (Humberto Campana, nascido em 1953 e Fernando Campana, nascido em 1961) são os designers brasileiros mais famosos do mundo.
Em 1983, os dois irmãos se uniram para desenvolver móveis feitos com material ordinário - incluindo os produtos de resíduos como papelão, cordas, tecidos e sobras de madeira, tubos de plástico, fio de alumínio. A originalidade do seu trabalho artístico causou polêmica e trouxe enormes a atenção da crítica. No início dos anos 90, eles já tinham ganhado considerável aclamação internacional, reconhecidamente na Europa e nos Estados Unidos . Alguns de seus produtos também começaram a ser produzidos e vendidos na Itália .

Os Irmãos Campana foram inicialmente notados em 1998 pela mídia, quando se tornoram os primeiros artistas brasileiros  a expor seu trabalho no Museu de Arte Moderna (MoMA) em Nova York , juntamente com o designer alemão Ingo Maurer . Em dez anos de carreira, os irmãos Campana seduziram a indústria italiana de design, sobretudo a de Milão, onde estrearam com uma luminária batizada de Estela, nome do tecido emborrachado com o qual a peça é feita - material que os italianos até hoje importam do Brasil, para depois revender por aqui o produto final a preços pouco populares. Em 1998, Fernando e Humberto ganharam uma retrospectiva no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), graças ao convite da curadora de Design e Arquitetura do museu, a italiana Paola Antonelli, que veio ao País pela primeira vez há dois anos, também seduzida pela criação da dupla. Os 'Campana Brothers' como são conhecidos no exterior, tornaram-se em pouco tempo uma referência do design brasileiro e, ainda assim, tiveram de esperar dez anos para ter a primeira peça produzida por uma indústria nacional. Foi a Cia. de Tapetes Ocidentais a primeira e, até este momento foi única a reproduzir a criação dos dois irmãos. Após seu reconhecimento internacional já fizeram diversos produtos para a indústria nacional, como as sandálias desenhadas para a indústria de calçados femininos Melissa.

Embora ainda sejam muito criticados pelas suas criações, tendo modelos mais artísticos do que o design prático,  o  fato é, que eles são os únicos designers brasileiros com grande reconhecimento internacional, mas a grandes possíbilidades de expansão de Design Made im Brazil mundo a fora.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...