LINKS CABEÇALHO

E-ROAD

Este é um projeto de conclusão de curso desenvolvido por alunos de desenho industrial da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR - O Sistema urbano de transporte inclui um mix de transportes com carros elétricos, ônibus movido a energia solar.




O E-Road é um sistema de transporte urbano projetado por designers Rodrigo Cruz e Guilherme Soares, que visa reduzir a poluição do ar de uma metrópole movimentada . O sistema é baseado em três projetos diferentes, que inclui o desenvolvimento de Eco-estações para embarque e desembarque de passageiros, ônibus elétricos e carros elétricos.


A Eco-Estação foi projetada para causar o mínimo possível intromissão em áreas urbanas e de apoio grande movimento de pessoas e veículos. O segundo projeto inclui o desenvolvimento de E-Bus, que é um ônibus de dois andares projetados para transportar passageiros na parte superior e super veículos compactos na parte inferior. O E-Bus será alimentado por motores elétricos que estão diretamente ligados aos eixos.


O teto do E-Bus terá painéis solares para captar a energia solar, e também  aumentará a autonomia do veículo. Além de transportar pessoas, a E-Bus também pode transportar 12 carros compactos de cada vez. O terceiro projeto que está envolvido no E-Road Transportation System é o desenvolvimento de carros elétricos chamado de E-Town. O sistema elétrico de E-Town super-compacto foi projetado para dois ocupantes e mostra versatilidade agressivo e imponente e robustez. O veículo inclui um motor 40hp eléctrico que está ligado diretamente ao eixo traseiro.


O sistema de transporte urbano é projetado para ser implantado dentro dos eixos centrais dos grandes centros urbanos, a fim de diminuir o impacto ambiental causado pela emissão de combustíveis fósseis e também para melhorar e reduzir o tráfego nas grandes cidades. A idéia do projeto é integrar estes dois tipos de veículo, porque ainda há embate muito forte entre a cultura do próprio carro que dá ao usuário um pouco de liberdade e cultura dos transportes públicos em grandes populações que pretende realizar o maior número de pessoas com o mínimo impacto ambiental possível.

7 comentários:

  1. Projeto muito bom! Eh importante divulga-lo cada vez mais !!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo interesse e divulgação Roger!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Pensar que esse projeto foi criticado pela banca avaliadora é repugnante. O projeto propoem nao só um transporte mais sustentavel, mas qualidade de vida no meio urbano, mobilidade e planejamento urbano. Parabens para os autores.

    ResponderExcluir
  4. A funcão do Designer é pensar em novas soluções sejam elas economicamente ou culturalmente viáveis ou não. É a partir de novas idéias e discussões que se criam novas oportunidades. Até entendo a visão da banca em dizer que o projeto não era viável - como citou o Thiago - porque para eles o meio de transporte proposto levaria no mínimo uns 50 anos para que se mudasse a mentalidade de transporte que temos hoje, talvez eles não tenham compreendido que nossa forma de vida se modifica ao longo das décadas e é natural que as pessoas critiquem idéias novas, pois as julgam apenas com os parâmetros embasado no seu tempo, em ampliar os horizontes e ver de uma forma holistica que tudo pode ser possível e viável. Parabéns pelo projeto, são iniciatívas como essa de confrontar com a realidade atual que levam a importância e o prestígio do profissional de Design.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela oportunidade no Blog!
    E só lembra a galera que a facul é a hora de pira mesmo e manda ve no projeto, nada de se segura por causa de professor, se a gente tivesse aceitado a reprovação deles o projeto não taria sendo divulgado da forma que tá hoje, valeu digão e valeu galera!

    ResponderExcluir
  6. É!!

    Vc são f*das..
    acompanhei um bom pedaço da injustiça que fizeram a vcs!

    Mas o projeto é tão bom que não tem como não ser aprovado e MUITO divulgado!

    Parabéns à vcs!

    Que mais designers sejam tão bons e tão criativos quanto vcs!

    Beijos, Yeda =D

    ResponderExcluir
  7. Um projeto inovador, sustentavel e bem inserido no futuro 'lifestyle' da população.
    Parabéns! agora é divulgar mais, e buscar o reconhecimento, a isso vcs já estão tendo =D!
    dica: mandem pra esse site http://broba.blogspot.com/
    tenho certeza que vcs vão ser bem recebidos.

    ResponderExcluir

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...