MITCHELL JOACHIM



Mitchell Joachim, nasceu em 3 de fevereiro de 1972 é reconhecido como um inovador  design ecológico e design urbano. Ele também é pesquisador e professor de arquitetura. Mitchell Joachim é um profissional que  foi adaptando os princípios da ecologia, física, e social para o campoda arquitetura, do urbanismo, do transporte e planejamento ambiental.

Joachim é professor adjunto na Universidade de Nova York e  da  European Graduate School. Ele foi premiado na Moshe Safdie e Association and Martin , e na Sociedade para a Sustentabilidade do MIT (Instituto Tecnológico de Massachuts). Ele ganhou o Canal de História e Design Excellence Award Infiniti para a Cidade do Futuro, e na  revista Time:  Melhor Invenção do Ano de 2007, carro MIT w / MIT Smart Cities. Seu projeto, 'Fab Tree Hab' , foi exibido no MoMA e amplamente divulgados. Joachim foi selecionado pela revista "Wired" The List Smart 2008: 15 pessoas que o próximo presidente deveria escutar. Na revista Rolling Stone, Mitchell homenageado como um agente de mudança "As 100 pessoas que estão mudando a América". Em 2009 ele foi entrevistado sobre o relatório de Colbert, (Relatório da Comissão Climática) a revista Popular Science tem caracterizado o seu trabalho como um visionário de "O Futuro do Meio Ambiente" em 2010.

Seguem alguns trabalhos desenvolvidos por Mitchell Joachim, lembrando que Arquitetura e Design estão intimamentes ligados desenvolvendo juntas o futuro para a humanidade.



Sua idéai é  construir uma cidade autossuficiente em transporte inteligente, uso eficiente de recursos, geração energética, produção de alimentos e tratamento de resíduos, o que poderia "levar entre 100 e 150 anos, para ser concluido o projeto. Com a infraestrutura das telecomunicação, elas poderão ajudar a redesenhar as metrópoles já que com a popularização de tecnologias elas influênciarão e provocarão mudanças tanto no transporte, quanto na concepção de cidade que temos hoje. Para ele ainda levará pelo menos 15 anos para que vejamos veículos elétricos circulando pelas ruas.
Mas para as modificações de fato ocorrerem nas cidades, o especialista imagina que essa mudança demore mais tempo, ao menos 30 ou 40 anos para que uma mudança no paradigma do modelo de construção das edificações.
O conceito do automóvel urbano, selecionado pela revista americana Time como uma das melhores invenções de 2007, consiste em construir um veículo em função da cidade e não pensar a cidade em torno dos veículos, como acontece atualmente.

Os habitantes da cidade futurista deverão compartilhar os veículos, o que significará uma redução do trânsito, da poluição e da dependência das energias não renováveis, como detalha Zipcar, companhia pioneira em oferecer este tipo de serviços.

Terreform One propõe a fabricação de veículos com materiais leves, como o neoprene, com a finalidade de que possam ser dobrados e carregados como carrinhos de compra e, além disso, serão menos perigosos ao terem contato com as pessoas nas ruas.

Os veículos, equipados com software que interliga os motoristas por meio de uma espécie de rede social, permitirão enviar mensagens em tempo real sobre direções, estacionamentos gratuitos, advertências de acidentes e imperfeições nas vias.

Outro projeto deste grupo consiste em construir um ônibus dirigível, a partir do qual os passageiros poderão subir e descer facilmente, já que alcançaria uma velocidade máxima de 24 km/h e os assentos seriam a poucos centímetros do chão".






O desenho de paisagens urbanas visualmente atraentes está incluído nos sonhos de Joachim. No seu Terreform One elabora a construção de parques públicos, espaços verdes com lagos artificiais para tratar resíduos, limpar o ar e a água, produzir energia e controlar o bioclima estacional.

Aposta também no desenho de cidades construídas a partir de resíduos (plástico para a fenestração, compostos orgânicos para os andaimes temporários, metais para as estruturas principais) e a construção de casas usando organismos vivos.

Esta ideia consiste em construir uma "casa vegetal" usando uma técnica de jardinagem ancestral: erguer paredes a partir de enredadeiras, arbustos e árvores. Com alguns andaimes e um sistema de controle vegetal, é possível direcionar o crescimento da vegetação com geometrias calculadas.

Por outra parte, Joachim entrou para o mundo da biotecnologia ao fundar, com o biólogo Oliver Medvedik, o instituto Bioworks e iniciar o cultivo orgânico de células, fazendo crescer carne in vitro para depois fabricar produtos de uso humano, como couro.



Apesar de todas estas propostas urbanísticas soarem para muitos como uma utopia ou um filme futurista, o certo é que algumas de suas bases estão alicerçadas em princípios ancestrais baseados em relações simbióticas e em ideais ecológicos de Thomas Jefferson.


A passagem do tempo ajudou a aumentar a viabilidade destes projetos, pois conta com conhecimentos tecnológicos e científicos cada vez mais avançados para tornar possível uma troca biológica mais sadia entre o ambiente e os habitantes, o que contribuiria positivamente à qualidade de vida de todos.





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