LINKS CABEÇALHO

MÁQUINA RUBE GOLDBERG

A máquina de Rube Goldberg é deliberadamente um aparelho que realiza uma tarefa muito simples de uma forma muito complexa, geralmente usando uma reação em cadeia. Essa esta expressão foi datada como sendo originada nos Estados Unidos por volta de 1930, para descrever as ilustrações e as máquinas absurdas de Rube Goldberg. Os desenhos de Goldberg's por exemplo, quase sempre incluíam um animal vivo que era esperado para realizar parte da seqüência de tarefas.O termo apareceu pela primeira vez em Webster's Third New International Dictionary com a definição de "realizar por meio extremamente complexo rotulando que realmente ou aparentemente poderia ser um feito simplesmente".
Desde então, expandiu-se a expressão para designar qualquer tipo de engenhoca ou excessivamente complicado sistema.

A frase a máquina de Heath Robinson, nomeado após a fantástica máquina em quadrinhos ilustrados pelo cartunista britânico W. Heath Robinson, compartilha um significado semelhante, mas antecede a máquina de Rube Goldberg, originária no Reino Unido em 1912.
Na França, a mesma máquina é chamada de Usine à Gaz, ou fábrica de gás, o que sugere uma fábrica de tubos muito complicado correr por todo o lado. Agora, é utilizado principalmente entre programadores para indicar um programa complexo ou em jornalismo para se referir a uma confusa lei ou regulamento.Na Dinamarca, eles são chamados de Storm P maskiner após o cartunista dinamarquês Robert Storm Petersen. Já em Bengala, o humorista e autor de livros infantis Sukumar Ra, em seu poema disparate "suprimir tabol", tinha um personagem (tio), com uma máquina tipo de Rube Goldberg, chamada de "Máquina do Tio".
Esta palavra é usada coloquialmente em bengali para significar um objeto complexo e inútil.Na Espanha, os dispositivos semelhantes às máquinas da Goldberg são conhecidos como INVENTOS del TBO (tebeo) comico, nomeado após ao caricaturista Ramón Sabatés que o chamou de comico para uma seção da revista TBO, alegando ser concebido pelo Professor Franz de Copenhaga.
O caricaturista norueguês e suas histórias de Kjell Aukrust criou um personagem animado chamado Reodor Felgen, que constantemente inventava máquinas complexas. Ainda que muitas vezes construídas fora da realidade, elas sempre eram muito bem planejadas. Felgen se tornou uma estrela como o inventor extremamente poderoso, com seu complexo e demasiado carro, Tempo Gigante II, no Ivo Caprino e no animado de Flåklypa Grand Prix (1975).O cartunista australiano Bruce Petty retrata temas tais como a economia, relações internacionais ou de outras questões sociais tão complexo interbloqueando manipular máquinas, ou pessoas sendo manipuladas por ela.Na Turquia, esses dispositivos são conhecidos como Zihni Sinir Proceleri, supostamente inventada por um certo Prof Zihni Sinir ("Mente Ranzinza"),uma curiosa personagem criada pelo cientista Irfan Sayar em 1977 para a os quadrinhos de Gırgır. O caricaturista mais tarde passou a abrir um estúdio de venda e de trabalho, efetivando a implementações de seus projetos.No Japão, eles são chamados de "dispositivos Pitagóricos".O Dispositivo Pitagório ou "Pitagora Suicchi" é o nome de um programa de TV que mostras essa série de dispositivos. Na Áustria, Franz Gsellmann trabalhou durante décadas em uma máquina que ele nomeou o Weltmaschine "máquina do mundo ", tendo muitas semelhanças com a máquina Goldberg .Várias obras de Tim Hawkinson contem aparelhos complexos que são geralmente utilizados para fazer arte abstrata ou dispositivos musicais. Muitas delas estão centradas em torno da aleatoriedade de outros dispositivos (tais como um caça-níquel) que são dependentes deles para criar algum efeito capacho.Na Suíça esse tipo de máquinas estão intimamente relacionados com o artista duo Peter Fischli & David Weiss através do seu trabalho, especialmente no filme "Der Lauf der Dinge" (The Way Things Go).

Muitos criadores de máquinas Rube Goldberg participam de competições, como as tradicionais competições no Novo México, nos Estados Unidos. No início de 1987, a Universidade de Purdue, no estado da Indiana começou a com concursos Nacionais anuais de Máquinas Goldger ou a Rube Goldberg Machine Contest, organizado pelo Capítulo de Phi Theta Tau, uma fraternidade nacional de engenharia nos Estados Unidos.O concurso é patrocinado pela Fundação Educacional Theta Tau. Caracteriza E.U.A. os colégios e universidades criam máquinas inspiradas pelo cartunista Rube Goldberg. Os jurados julgam as invenções é baseadas na capacidade da máquina para realizar as tarefas especificadas pelo desafio utilizando como muitos passos, quanto maior possível, sem uma única falha, ao mesmo tempo que as máquinas próprias devem ser montagem em determinados temas.
A Honda produziu um comercial, intitulado "Cog", para o seu carro Accord utilizando apenas peças para veículos automotivos. Nos desenhos de séries animadas telivisivas como , Tom e Jerry, Tom frequentemente utiliza aparelhos complicados como máquinas Goldberg para tentar capturar, o ratinho Jerry. Em The File-X " Arquivo-X" um episódio "The Goldberg Variation", um homem a ser caçado pela máfia é guardado por estranhas seqüências de reações, semelhantes às de uma Máquina Goldberg. No filme Pee-wee's Big Adventure - "A grande aventura de Pee Wee" (1985) produzido por Tim Burton, Pee-Wee Herman tinham dispositivos de Goldberg que fazia café da manhã.As máquinas de Rube Goldberg são muito populares em desenhos animados, como a série de Looney Tunes, e outras produções como Warner, Fox e Discovery Channel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...