LINKS CABEÇALHO

O QUE É EVA? PARA QUE SERVE?



O material muito conhecido como o E.V.A ou espuma de borracha é um Etileno Acetato de Vanila e Etil Vinil Acetato é um polímero (tipo de plástico) emborrachado, flexível com propriedades adesiva e componentes à prova d'água, também pode ter brilhoso e bloqueia radiação UV. Absorve calor, porém não pode ultrapassar temperaturas acima de 80 ºC, pois pode entrar facilmente em combustão. É produto ideal para diversas finalidades não somente artesanais. Sua principal característica é sua leveza, durabilidade, embora não tenha resistência mecânica de estiramento ele tem resistência de pressão absorvendo choques, sendo utilizado para preenchimento de para-choques, amortecedores de calçados esportivos, entre outros. Também é utilizado como matéria prima para brinquedos, calçados e utilitários como revestimento de óculos de natação. Devido o material ser mais leve que a água é utilizado como flutuador ou boias, por exemplo, além dos  sem empregado nos populares chinelos e sandálias. Por ser um material atóxico, inodoro e lavável e disponível geralmente em chapas com diversas espessuras, cores, densidades e acabamentos competem diretamente com os materiais tradicionais de borracha e de vinil. 



No design de produto podemos utilizados para fazer mockups, além de produtos com o próprio material nas mais diversas aplicações como nas sandálias acima. Neste caso foi aplicado em uma fantasia. Podendo ser moldado apenas com qualquer objeto cortante.




Para produtos, o acabamento final depende exclusivamente do molde. Isto é, somente através de molde metálico e injeção plástica do E.V.A teremos produtos acabados com superfícies regulares, lisas e brilhantes. Nas demais situações, o material permite aplicar outros tipos de materiais para deixar a superfície mais regular e lisa, mas isso deve ser testado devido ao tipo de material que pretende preencher para dar acabamento. Seja ela cola, resinas, silicone, tudo vai depender se a substância aplicada ao E.V.A. permite dar acabamento (lixar, alisar, raspar, pintar, etc) ou o molde que deverá ser preenchido para que atinja o acabamento desejado.





Um comentário:

  1. Dive into our extensive 3D print model library. Search by category or theme to discover the perfect model for your upcoming project

    ResponderExcluir

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...