EU ODEIO GEOMETRIA DESCRITIVA: PARA QUE SERVE GEOMETRIA DESCRITIVA MESMO?





     A tão temida Geometria ... e agora?



A tão temida Geometria. Muitos cursos de graduação tem como matéria obrigatória a compreensão da Geometria Descritiva dentro do curso, o curso de Desenho Industrial de Projeto do Produto não é diferente.

É uma das matérias que os alunos mais tem dificuldade e detestam e não é a toa. A tal da Geometria Descritiva serve tanto para compreender o mundo físico tridimensional e representar ele no mundo bidimensional e vice-versa. Legal! Mas para muitos é considerada desnecessária e não deveria nem existir. Porque simplesmente os cursos de design no exterior não ensinam mais esta matéria? Já para nossa sorte pobres mortais do terceiro mundo ela continua firme e forte dentro dos cursos de Design no Brasil para se ter uma ideia é uma das das matéria que mais reprovam alunos nos primeiros períodos do Curso. Outros acreditam que pelo fato de trabalhar com software não tem a necessidade de aprender a Geometria Descritiva. Aí é que você está enganado!!!

Se você não consegue fazer uma leitura de um projeto bidimensional como vai passar ele para o tridimensional? Ou ao contrário? Como vai passar um produto tridimensional para o dimensional mesmo executando em softwares modeladores se você não consegue modelar e visualizar ele para mandar executar um desenho técnico que está na forma bidimensional para mandar produzir?

É por isso que é ensinado a Geometria. Para conseguir visualizar o plano, suas vértices e onde ele está no espaço e no diedro. Sim, fazer manualmente é chato, infernal, mas é a única forma prática, eficaz e rápida de aprender. Se não nos habituarmos fazer as coisas manualmente estaremos com nossas informações nas nuvens. É a prática que faz aprender. Não adianta reclamar, ou você aprende de vez, ou então vai acontecer com você o quê acontece com muitos: reprova, tranca o curso e procura outro. Se está afim de seguir uma profissão terá que enfrentar esse desafios. Todo curso tem algo complicado para se aprender. Então não desista. 

Segue o modelo de exercício básico de GD resolvido no curso de Desenho Industrial de Projeto do Produto da PUCPR na aula de em Geometria Descritiva I elaborado pela professora Cláudia Mara Scudelari de Macedo sob orientação da professora Lesli Reali Koenig Hess.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin_text='Você pode gostar também:' Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...